10ª região orçamentária quer mais renda, saúde e educação

Por - em 25

Mais uma vez a democracia participativa se fez presente em João Pessoa, com a realização na segunda-feira (16) da sétima audiência regional do Orçamento Democrático, no ginásio da Escola Municipal Frei Afonso, no Bairro do Roger.

População e governo debateram os problemas e as soluções para a 10ª região orçamentária e avaliaram as ações executadas pela Prefeitura da Capital (PMJP) nos últimos quatro anos. As conquistas da região no período foram apresentadas e eleitas como prioridades a geração de emprego e renda, saúde e educação para compor as peças orçamentárias (LDO, LOA e PPA) do Executivo Municipal em 2010.

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB), o vice Luciano Agra e secretários municipais ouviram e anotaram todas as reivindicações de pessoas residentes no Roger, Tambiá, 13 de Maio, Asa Branca, Comunidade do S, Baixo Roger, Filipéia, Vila Japonesa e Riachinho. A secretária de Habitação Social (Semhab), Emília Correia Lima, esclareceu dúvidas dos moradores das comunidades da região que serão atendidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Dentre as melhorias alcançadas na região estão a construção de 57 casas e a urbanização da comunidade ‘Terra do Nunca’, construção do ginásio da Escola Frei Afonso, construção de Unidade de Saúde da Família (USF) no 13 de Maio, implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infanto-Juvenil e a construção de 48 casas no Roger.

“Este é o quinto ano consecutivo que o povo sai de suas casas e vem debater, reivindicar ações junto ao governo de João Pessoa, que está aqui presente em uma segunda-feira à noite”, disse o prefeito Ricardo Coutinho. Ele explicou que o Orçamento Democrático não tem a capacidade de aumentar o dinheiro da Prefeitura, mas melhorar a sua distribuição, “principalmente para as áreas mais carentes e, através deste instrumento importante que reforça o exercício da cidadania, fazer uma série de intervenções na cidade”, completou.

O prefeito citou as ações que o Governo Municipal vem realizando na 10ª região, as que estão programadas e esclareceu o que é e como funcionará o Gabinete Integrado de Cidadania, a ser organizado pelas Secretarias de Habitação (Semhab), Infra-Estrutura (Seinfra) e Planejamento (Seplan).