2ª Etapa da Conferência Municipal de Educação começa dia 15

Por - em 30

Começa em João Pessoa, na próxima sexta-feira (15), a segunda etapa da Conferêcia Municipal da Educação. O evento, que é realizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa, vai acontecer no auditório do Centro Municipal da Educação(CAM), localizado no bairro de Água fria.

De acordo com a programação, a conferência terá início às 8h e prossegue até às 18h, sendo destinado a professores da rede municipal, educadores, gestores, especialistas, organizações não-governamentais, Ministério Público, movimentos sociais, além de outras instituições interessadas. Os interessados devem fazer suas inscrições pelo e-mail cecaprodgc@gmail.com ou pelo telefone 3214-7963.

O evento faz parte das resoluções tiradas na última Conferência Municipal de Educação, realizado no dia 28 de abril deste ano, no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro). Durante todo o dia, os participantes irão discutir o Plano Nacional de Educação, seguindo os direcionamentos do Ministério da Educação (MEC). O plano prevê a realização de conferências municipais e estaduais como parte integrante das discussões locais que abastecerão as pautas da Conferência Nacional de Educação(CONAE), a ser realizada em Brasília, em abril de 2010.

O tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”, norteará os debates em todo território nacional. Em João Pessoa, a Conferência apresentará para aprovação, o Regimento das Propostas, documento oriundo das atividades desenvolvidas nos grupos de trabalhos-realizados na primeira etapa da Conferência Municipal.

Entre os temas específicos estão: “Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; “Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação”; “Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar”; “Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação”; “ Financiamento da Educação e Controle Social” e “Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade”. O resultado dos trabalhos será registrado sob forma de relatório, devendo este, subsidiar elaboração do documento final da CONAE 2010.

Programação

8h00- Credenciamento e acolhida
09h00- Leitura e aprovação do Regimento
09h30- Exposição Temática: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação”.
10h30- Debate
11h00- Leitura do documento dos eixos temáticos, apresentação e aprovação de propostas
12h00- Intervalo para o almoço
13h00- Continuação: Leitura do documento dos eixos temáticos, apresentação e aprovação de propostas
16h30- Apresentação e aprovação pela plenária, dos(as) delegados(as) para a Conferência Estadual de Educação
17h00- Plenária Final: Encaminhamentos.