2ª etapa do Circuito do Forró em Gramame acontece neste sábado

Por - em 35

Comidas típicas, encontro de quadrilhas matutas, ciranda, coco de roda e muito forró pé-de-serra vão marcar, na noite deste sábado (24), a segunda etapa do Circuito do Forró da Comunidade do Gramame. O evento faz parte da programação da 5ª edição do São João Rural do Vale do Gramame e começa às 18h com a apresentação de quadrilhas da região.

“É uma festa familiar, ao som de muito forró pé-de-serra”, ressalta Ivanildo Santana Duarte, da comissão organizadora do São João Rural do Vale do Gramame, uma iniciativa da Escola Viva Olho do Tempo (Evot) e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que conta também com a parceria da Secretaria de Turismo da Capital (Setur).

A primeira etapa da 5ª edição do São João Rural do Vale do Gramame ocorreu no dia 20 de março, com a tradicional Caminhada de São José, às 5h da manhã. Além da caminhada, a programação incluiu passeios de carroça pelo Vale do Gramame, apresentação de quadrilhas juninas, roda de ciranda e forró pé-de-serra. A programação só termina no mês de julho, com a homenagem a Nossa Senhora de Santana, que marca o encerramento do ciclo junino.

Função social – A ONG Escola Viva Olho do Tempo (Evot) é uma entidade que não tem fins lucrativos e nem direcionamento político-partidário ou religioso. Atende regularmente a 120 crianças e adolescentes do Vale do Gramame, uma região de 14 quilômetros de extensão, localizada na zona rural de João Pessoa, formada pelas comunidades de Gramame, Engenho Velho, Mituaçu e os recém-criados conjuntos habitacionais Colinas do Sul e Gervásio Maia.

A Evot já recebeu premiação do Ministério da Cultura pela realização do ‘São João Familiar Rural do Vale’, que além de fomentar as tradições das localidades rurais, objetiva também o desenvolvimento e a sustentabilidade de toda área.

Para quem pretende se deslocar de bairros de João Pessoa para conhecer o ‘São João Familiar Rural do Vale do Gramame’ a opção é ir de transporte público pela empresa ‘Boa Viagem’ com a linha ‘Gramame – Engenho Velho’. Os ônibus param nas proximidades da festa, que ocorrerá no terreno em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A decoração do local é a mais típica possível com bandeirolas, balões e fogueiras.

Como chegar – Se for de carro para Engenho Velho e Gramame, basta seguir as placas de sinalização da BR-101 (entrada em frente ao posto da Operação Manzuá). Para ir de ônibus, a empresa é a Boa Viagem e a linha é a de n° 103 (Gramame / Engenho Velho). Mais informações sobre o acesso podem ser obtidas pelo telefone 3220-1138. Contato: Maria dos Anjos Mendes (diretora de Educação e Cultura da Evot).