2ª região prioriza a educação saúde e infraestrutura

Por - em 35

Os moradores dos bairros que compõem a 2ª região do Orçamento Democrático compareceram na noite da terça-feira (24) ao ginásio da Escola Municipal Antônio dos Santos Coelho Neto, na praia da Penha. Representantes dos bairros de Tambaú, Cabo Branco, Altiplano, Portal do Sol, Seixas, Penha, São Domingos, Rabo do Galo, Barreira do Cabo Branco, Jacarapé, Comunidade Rio do Cabelo, Comunidade Paulinho Pinto, Cidade Recreio e Quadramares marcaram presença e colocaram os problemas de suas comunidades para o vice-prefeito Luciano Agra (PSB).

As reivindicações mais frequentes foram a melhoria da infra-estrutura, transporte coletivo, água, iluminação pública, transporte escolar e a regularização fundiária.
O vice-prefeito respondeu a todas indagações, sugerindo soluções para os problemas apontados pelas comunidades. O público elegeu como prioridades para o orçamento público de 2010, a melhoria da saúde (com 86 votos), educação (80 votos) e infraestrutura, com 79 votos.

Obras e serviços – As atividades tiveram início com a apresentação do trabalho da Ouvidoria Municipal, colocando a importância da democracia participativa, e em seguida foi exibido um vídeo a respeito das obras e serviços realizados pela Prefeitura da Capital (PMJP) em toda a 2ª região, com destaque para o atendimento descentralizado do Programa Saúde da Família (PSF); criação da horta comunitária de plantas medicinais; melhoria nas Unidades de Saúde da Família (USFs); construção do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Professor José Carvalho; melhoria no transporte escolar; implantação do Clube do Idoso; urbanização; reforma de escolas e praças e ainda investimentos na área de cultura e turismo na região.

Foram citados ainda os investimentos nas áreas de habitação, com a construção de 82 casas que beneficiaram 632 pessoas; o abastecimento da água em Jacarapé e o Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) que investiu cerca de R$ 67 mil, beneficiando no total 39 pessoas na área.

Novidade – A coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, falou da inovação que é o OD Digital, que já está em processo de implantação. Segunda a coordenadora, o novo serviço tem como objetivo atingir outros segmentos da sociedade de forma a ampliar o espaço de participação popular, onde o cidadão pessoense vai poder escolher e votar pela Internet em uma obra estruturante para a cidade.

Falou ainda da importância do processo que estará iniciando no mês de maio, com a eleição dos novos delegados do Orçamento. “Hoje o Orçamento Democrático tem cerca de 530 delegados, que representam as 14 regiões orçamentárias e a expectativa é que este ano esse número aumente”, frisou.