300 delegados participam da I Conferência da Defesa Civil

Por - em 28

O prefeito Ricardo Coutinho vai abrir nesta quarta-feira (27), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte, a ‘I Conferência Municipal da Defesa Civil’. O evento, que acontece das 8h às 17h, será aberto ao público e tem como tema ‘Defesa Civil e Assistência Humanitária: Uma Ação Integrada e Contínua’. O objetivo é estabelecer políticas públicas para atender de forma mais eficaz as demandas da Capital em torno dos desastres naturais.

Na manhã desta terça-feira (26), o coordenador da Defesa Civil, Manuel Duré, se reuniu com a Comissão Organizadora da Conferência, composta por órgãos da gestão municipal, governamental e sociedade civil, para um último diálogo antes dos preparativos finais do evento. “Nossa atividade é aberta para todos que quiserem contribuir para o surgimento de políticas públicas e atuar no planejamento e na execução de ações para a melhoria da qualidade de vida da população, disse Duré.

Para compor o evento, 150 representantes da sociedade civil organizada, ligados à entidades, conselhos profissionais, associações, empresários, movimentos sociais e Órgãos Não-Governamentais, foram eleitos delegados e irão atuar como porta-vozes das reivindicações e anseios da população.

Este contingente completa a votação do total de 300 delegados. Os outros 150 já foram eleitos e fazem parte do quadro de funcionários da própria Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Universidade Federal da Paraíba, Governos Municipal e Estadual, entre outros. Ainda durante a Conferência Municipal, também acontecerá a escolha de 49 delegados que vão representar a Capital nas conferencias Estadual e Nacional, previstas para acontecer, respectivamente, em fevereiro e março.

“A nossa primeira Conferência foi elaborada justamente para intensificar as ações para fazer frente ao crescimento e ao aumento de ocorrências dentro das comunidades em áreas de vulnerabilidade. É importante a participação da população no planejamento e na execução das ações de prevenção e de combate aos desastres. Por isso, convidamos representantes do poder público, sociedade civil organizada e de setores tecnológicos para compor os grupos de trabalho que vão discutir propostas e encaminhamentos”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Manuel Duré.

Programação:

8h00 – Credenciamento
8h30 – Abertura da solenidade
9h00 – Conferência – Defesa Civil e Assistência Humanitária: Uma Ação Integrada e Contínua
10h00 – Apreciação do regulamento
10h30 – Formação de grupos de trabalhos
12h30 – Almoço
14h00 – Apresentação e aprovação dos relatórios e apreciação de moções
16h30 – Reunião dos seguimentos
17h00 – Eleição dos delegados para Conferência Estadual da Defesa Civil