5º Curso de aperfeiçoamento em Ouvidoria reúne 100 servidores

Por - em 30

Cerca de 100 ouvidores e servidores públicos participam do 5º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública, iniciado nesta terça-feira (27), em João Pessoa. O evento, que é realizado através de uma parceria entre as Ouvidorias da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), da Assembléia Legislativa e a da Ouvidoria-Geral da União, acontece no Hotel Ouro Branco, na Capital, até a próxima quinta-feira (29).

A proposta do evento é promover uma maior interação entre as ouvidorias, com troca de experiências, que venham a fortalecer as ações desenvolvidas através deste mecanismo. “Estamos certos que é com qualificação que vamos avançar nesse importante instrumento de participação cidadã”, ressalta a ouvidora da PMJP, Tânia Brito. Segundo ela, o curso está atendendo aos anseios da equipe da Ouvidoria Municipal, que já sinalizava desde o ano passado a necessidade de debater a temática apresentada agora neste encontro.

A assessora da Ouvidoria-Geral da União, Maria Jone Barreto, destaca que a Paraíba está bem aparelhada em relação a atuação de ouvidorias. “Aqui está sendo feito um excelente trabalho de consolidação das ouvidorias no Estado, com a instalação de novas unidades”, coloca. Maria Jone defende que esse é o caminho para a melhoria na prestação de serviços públicos e, consequentemente, demonstra um maior respeito da administração pública pelo cidadão.

Para a ouvidora da Assembléia Legislativa, Arlenilde Correia de Aguiar, o fato da Ouvidoria-Geral da União ter escolhido realizar esse curso de aperfeiçoamento em João Pessoa demonstra que as ouvidorias estão se consolidando como um instrumento de transparência pública na Paraíba. Além da troca de experiências entre os participantes, Arlenilde acrescenta que o curso está permitindo que seja mapeado também o número de ouvidorias existentes no Estado.