500 alunos de escolas públicas vivem a magia do circo

Por - em 114

Mais de 500 alunos de nove escolas municipais de João Pessoa vivenciaram a magia do circo, durante uma atividade extra-curricular, na manhã desta quarta-feira (12). Durante cerca de duas horas, meninos de 7 a 14 anos foram ‘hipnotizados’ por palhaços, malabaristas, equilibristas e animais, que fizeram um espetáculo exclusivo para eles. As crianças deixaram o circo cheias de histórias para contar e os professores atestaram a importância da atividade e garantiram que terão muito o que explorar sobre o assunto em salas de aula.

Suelen de Brito Vieira, 8 anos, está na segunda série e foi pela primeira vez ao circo. “Eu estou achando muito bom. A boneca de pinóquio (menina contorcionista) foi o melhor”, disse, com olhar de encantamento. “A parte que eu mais gostei foi a primeira, do trapezista”, completou a colega, Tamires da Silva, 8 anos.

O espetáculo agradou a todos os alunos, mas cada um fazia questão de eleger um número como o preferido. “Gostei do palhaço”, disse Kleciane Olegário, 9 anos. “Eu prefiro o equilibrista, que ficou em cima de cinco latas (cilindros) e não caiu”, detalhou Jonatha de Lima Raimundo, 9 anos.

A professora Ednélia Silva disse que o objetivo da atividade era socializar as crianças e mostrar a arte circense. “Circo é cultura. Além de proporcionar esse conhecimento aos meninos, tem a parte do lazer. Voltando à escola, poderemos explorar o tema em redações, desenho e leitura. A Prefeitura está de parabéns por proporcionar esse momento”, disse.

Os estudantes são das escolas Fenelon Câmara (Geisel), Analice Gonçalves (Cruz das Armas), Rodrigo Otávio (Bairro dos Estados), Aruanda (Bancários), José Novais (Bairro dos Novais), Ana Cristina Rolim (Jardim Cidade Universitária), Lions Tambaú (Bancários), Carlos Neves da Franca (José Américo) e Índio Piragibe (Mangabeira). A Secretaria de Educação (Sedec) sempre promove atividades extra-curriculares, fazendo uma espécie de rodízio entre as 90 escolas da cidade.

O espetáculo exclusivo para estudantes da rede municipal de ensino foi uma cortesia do Circo Europeu à Prefeitura de João Pessoa. O circo existe há cerca de 56 anos e está na Capital pela segunda vez. O proprietário Francisco Machado disse que reservou o horário para crianças de escolas municipais, como forma de agradecer a acolhida do circo na cidade. O circo foi instalado no Conjunto Pedro Godim, depois de receber a autorização do Município, mediante o recolhimento das taxas legais. Os espetáculos devem acontecer por mais duas semanas.