STTrans define esquema de trânsito e transporte para Festa das Neves

Por - em 71

A Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) montou esquema de trânsito e transporte para a Festa das Neves com o objetivo de dar mais comodidade e segurança aos participantes do evento. A partir deste sábado (30), quando terá início o festejo profano, agentes de trânsito e fiscais de transportes atuarão para garantir a segurança e a fluidez do tráfego em cruzamentos da área central.

O esquema especial será realizado até o dia 6 de agosto, sempre a partir das 17h,quando agentes de trânsito fixos e motociclista darão orientações e farão bloqueios na Avenida Visconde de Pelotas (entre a Praça 1817 e a Praça Rio Branco), Rua Arthur Aquiles com Treze de Maio, Av. Pedro I (entre a Rua Santos Elias e Visconde de Pelotas), Duque de Caxias e Rua Barão do Abiaí com Treze de Maio.

Os agentes de trânsito motociclistas vão monitorar todo o entorno do evento, atuando no apoio aos agentes de trânsito dispostos em pontos fixos, que serão distribuídos na Praça João Pessoa com a Praça1817, Av. Padre Meira com a Treze de Maio, no anel externo da Lagoa (Parque Solon de Lucena), Treze de Maio com a Rua Artur Aquiles, Rua Peregrino de Carvalho com a Rua Duque de Caxias, Rua Treze de Maio com a Rua Barão do Abiaí, Praça Rio Branco com a Visconde de Pelotas, Av. D. Pedro I e Praça Dom Adauto.

Os estacionamentos para motos ficarão na Praça João Pessoa e na Rua Duque de Caxias (próximo à Praça Rio Branco). Já o estacionamento de viaturas (Samu, Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Municipal) será feito nas proximidades da Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis), onde ficarão o palco principal e o pavilhão, e na Rua Peregrino de Carvalho. O acesso das viaturas ao palco se dará pela Rua Artur Aquiles. Parte do anel externo da Lagoa está destinada a estacionamento de veículos. Os táxis ficarão na Avenida Padre Meira e na Rua Barão do Abiaí.

 

Inversão de circulação – Haverá circulação invertida a partir da Rua Aluísio Alberto Souza Sobreira, por trás da Praça Dom Adauto, seguindo pela Rua Profº José Coelho e entrando à direita na Rua Santo Elias. Uma delegacia móvel será instalada nas proximidades da Praça 1817.

 

Estarão participando dessa operação, 30 servidores da Divisão de Operação da Autarquia entre agentes, fiscais, motociclistas, supervisores e coordenadores, sendo distribuídos no turno da tarde e da noite.

 

Câmeras – A STTrans também vai utilizar tecnologia das câmeras para monitorar o Centro da cidade nos oito dias de festa. Instaladas em pontos estratégicos, essas câmeras transmitem imagens para o Controle de Tráfego por Área (CTA) na sede do órgão e vão ajudar no trabalho dos agentes de trânsito, dos policiais militares e da Guarda Municipal, inibindo vandalismo e depredação, além de combater diretamente a criminalidade.

 

Transportes – A Diretoria de Transportes também preparou um esquema que vai propiciar mais comodidade aos usuários do serviço de transportes públicos que prestigiarão a festa. As empresas concessionárias serão orientadas a aumentar o número de ônibus, em suas linhas, no período noturno, além daquelas que já possuem o esquema Tetéu, que circula nos horários da madrugada, a partir de zero hora até as 6h. A STTrans orienta a população que deixe o carro em casa e utilize o ônibus ou táxi para os deslocamentos.

 

No dia 30, o sistema de transporte coletivo vai operar com reforço nas linhas 101 (Grotão), 104 (Bairro das Indústrias), 108 (Alto do Mateus), 118 (Mussumago/Paratibe), 203 (Mangabeira), 301 (Mangabeira/D. Pedro II), 504 (Mandacaru) 507 (Cabo Branco), 510 (Tambaú), 601 (Bessa), 1500 (Circular) e 5100 (Circular);

 

Nos dias 1, 2, 3, 4 de agosto, o sistema opera normalmente com as linhas do Tetéu. Nos dias 5 e 6, além das linhas do Tetéu, serão realizadas viagens extras nas linhas 302 (Mangabeira/Cidade Verde), 116 (Engenho Velho/Gramame), 204 (Cristo), 2300 (Circular) e 3200 (Circular).