6ª região prioriza saúde, educação e infra-estrutura

Por - em 27

O ciclo de debates sobre o orçamento público municipal chegou à 6ª região orçamentária, na noite da segunda-feira (9), quando se realizou a quarta audiência regional do Orçamento Democrático na quadra da Escola João Monteiro da Franca, no Conjunto Vieira Diniz. Mais uma vez, a participação popular foi marcante e Governo Municipal e moradores avaliaram os quatro anos da gestão do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), sendo apresentadas as principais necessidades dos bairros e comunidades que compõem a região.

Cada intervenção popular foi respondida pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que estava acompanhado de seu secretariado. A abertura dos trabalhos coube à coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, que expôs as ações solicitadas pelos moradores da região para 2008 e que foram executadas, a exemplo da construção do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Gertrudes Maria, no Jardim Veneza; saneamento ambiental e urbanização da comunidade Três Lagoas; reforma da Unidade de Saúde da Família do Vieira Diniz e construção de outra no Jardim Veneza; pavimentação de ruas, além da construção da Escola Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias.

Prioridades – As prioridades eleitas para a região, e que vão ajudar a Prefeitura no planejamento das peças orçamentárias do exercício de 2010, foram saúde, educação e infra-estrutura. Para Glauciele Lima, de 15 anos, moradora das Três Lagoas, o Orçamento Democrático dá a população um real espaço de participação. “Acompanho estas reuniões desde os 13 anos porque acredito nesta gestão e estou vendo a cidade mudar. Espero que nossa comunidade continue a ser ouvida e o Orçamento Democrático tenha uma vida longa”, afirmou.

Avanços – O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) disse que a 6ª região tem sérias necessidades e era um local esquecido pelas gestões anteriores. “Sabemos que o dinheiro é menor do que as necessidades e não sairemos daqui dizendo que vamos fazer tudo, porque este governo trabalha com a verdade, e se olharmos para o passado percebemos que a 6ª região já avançou bastante”, ressaltou. O Orçamento Democrático possibilita conhecer cada região e a cidade como um todo, disse o prefeito, citando os investimentos que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) tem planejado para a área, em infra-estrutura, educação e habitação, entre outras.

Compõem a 6ª região os bairros das Indústrias, Jardim Veneza, Vieira Diniz, e as Zonas Especiais de Interesse Social de Mussuré, Mumbaba, Três Lagoas, Distrito, Padre Ibiapina, Condomínio da Paz, Nova Trindade, João Magliano, Cidade Verde, Cajueiro, Jardim Verônica e Conjunto Nossa Senhora das Graças.