80% das reclamações feitas à Semam são de poluição sonora

Por - em 61

Um levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), órgão de execução programática do Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma), aponta que das 11.840 denúncias recebidas no ano passado, 9.472 são de poluição sonora, o que representa 80% do total. Doze por cento foram de poluição atmosférica (queimadas) e 8% de outros tipos de poluição – de águas, por exemplo.

De acordo com a chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Socorro Menezes, 70% das chamadas relacionadas com a poluição sonora, dizem respeito a provocada por equipamentos instalados em carros particulares; 10% provêm de residências ou casas de show, 8% de igrejas, 6% de bares e similares, 4% de rádios comunitárias com caixas de som instaladas em postes de fiação elétrica e apenas 2% são provenientes de ruídos da construção civil.

Socorro Menezes informou que as pessoas podem fazer as denúncias ou mesmo sugestões à Semam, através do telefone 0800-218-9208. “Esse número funciona as vinte e quatro horas do dia. As pessoas nos procuram porque conhecem a lei e os seus direitos como cidadãos”, avalia a chefe da Divisão de Fiscalização da Semam.