Olimpíada Brasileira de Robótica acontece neste sábado na Estação Cabo Branco

Por - em 126

Acontece neste sábado (11), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, a VI edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa regional. O evento será aberto às 9h, no auditório da Estação, com entrada liberada ao público. Este ano, 72 escolas se inscreveram para participar da competição.

“Estamos muito animados com essa edição da Olimpíada. O número de inscritos superou as nossas expectativas, atingindo o objetivo do evento que é divulgar e popularizar a robótica no nosso Estado”, comentou o coordenador estadual da OBR, o professor Fagner Ribeiro.

Equipes – As equipes devem está a postos na Estação Cabo Branco uma hora antes da abertura do evento, ou seja, 8h, onde serão recepcionadas pela organização. Os representantes das escolas serão encaminhados para a sala de convenção para credenciamento, leitura das regras, sorteio das chaves onde constará o horário da competição de cada uma. As equipes vão dispor de uma área para testes no salão panorâmico da Estação.

Competição – A competição está dividida em três rodadas. A primeira será às 10h no segundo pavimento da Torre Mirante, onde todas as equipes farão suas apresentações. A segunda terá início às 13h e a terceira às 15h. O resultado final está previsto para acontecer às 17h30 e a entrega da premiação às 18h.

O evento vai premiar as três equipes mais bem colocadas com medalhas. Casos estas sejam do nível um (ou seja, de escolas do nível fundamental), receberão também tablets. O grupo vencedor, além dos prêmios, ganha hospedagem para competir, do dia 15 a 21 de outubro, na final da Olimpíada Nacional de Robótica, em Fortaleza (CE).

Mascote – A atração deste ano será o mascote Wall-e GT, protótipo inspirado no personagem-título da animação lançada em 2008 pelos estúdios Disney-Pixar. Revestido em cartolina, PVC e isopor pintado em tinta spray automotiva, a máquina de 77 centímetros de altura e 10 quilos é alimentada por 16 pilhas e operada por dois módulos de controle e sete motores. Possui esteiras laterais que simulam o caminhar do robozinho de Hollywood, mas é orientado mesmo por um sensor posicionado na parte posterior do corpo, que só segue trilhas de faixas pretas.

O Wall-e também gira a cabeça em todos os sentidos e pisca os olhos (que são de luz LED). Todas essas instruções são repassadas em linguagem algorítmica por um software que vem incluso no kit de robótica que os estudantes utilizaram – e que cada equipe de escola vai trazer no dia da competição.

O robô foi projetado pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Thiago Rodrigues, de 26 anos, e Gabriel Dalmolin, de 22 anos, ambos monitores da Estação.

Informações – Mais informações sobre o evento pelos telefones: 3214- 8303 ou 3214- 8270. Os interessados também podem acompanhar tudo sobre as Olimpíadas de Robótica nas mídias sociais pelo twitter: @estacaocb e no facebook: www.facebook.com/estacaocabobranco .


Programação do evento:

 

8h – Recepção às equipes

Local: Auditório

 

8h15 – Reunião da Organização com os Representantes das Escolas

Local: Sala de Convenção II – Subsolo do Auditório

 

9h – Abertura Oficial

Local: Auditório

 

10h – Início da 1ª Rodada da Competição

Local: 2ª andar Torre Mirante

 

12h – Almoço

Local: Equipes – Sala de Prática (ao lado do estacionamento)

 

13h – Início da 2ª Rodada da Competição

Local: 2ª andar Torre Mirante

 

15h – Início da 3ª Rodada da Competição

Local: 2ª andar Torre Mirante

 

17h30 – Reunião dos árbitros (para resultado final)

Local: Sala de Audiovisual – 2ª and. Torre Mirante

 

18h – Premiação

Local: 2ª andar Torre Mirante

Área para testes

Local: Salão Panorâmico – 2ª andar Torre Mirante

 

SERVIÇO:

VI Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa Nacional

Dia: Sábado (11)

Hora: 9h

 

Contato para imprensa:

Fagner Ribeiro (coordenador estadual da OBR)

Fone: 8825.0404

Email: fragnertrabalho@bol.com.br

 

Sobre o Wall-e:

Thiago Rodrigues

Fone: 8825-3476

Email: tennobrega@hotmail.com)

 

Gabriel Dalmolin

Fone: 9672-1591

Email: gabriel.dalmolin@cear.ufpb.br