Estacine exibe “Como água para chocolate” e “Os Homens preferem as loiras”

Por - em 105

O Projeto Estacine está exibindo filmes em homenagem à arte da culinária e aos 50 anos de morte de Marilyn Monroe. As sessões são gratuitas e acontecem às 16h, no miniauditório da Estação das Artes, o novo prédio do complexo arquitetônico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Neste sábado (11), o Estacine Mundi vai exibir o drama mexicano “Como Água para Chocolate”, vencedor de três Kikitos no Festival de Gramado de 1993. No domingo (12), o Estacine Cult exibe “Os Homens Preferem As Loiras”, um dos filmes mais icônicos na carreira de Marilyn Monroe.

Os filmes exibidos no projeto Estacine são resultados de uma parceria entre a Estação Cabo Branco com a Locadora Ribalta e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), com a proposta de promover cultura e entretenimento por meio da Sétima Arte.

Mostra Cinema à Mesa – “Como Água Para Chocolate” (México, 1992, 14 anos) conta a história de Tita, que nasceu e cresceu na cozinha de sua casa, envolta nos aromas e nos temperos das comidas da cozinheira de sua família. Por ser a filha mais nova de uma mãe viúva, Tita está condenada a não se casar parar cuidar de sua genitora. Entretanto, a garota apaixonando-se por Pedro, mas este é obrigado a casar com sua irmã mais velha para poder ficar perto de Tita, seu verdadeiro amor.

O filme, baseado em um best seller de mesmo nome, fala sobre amor, tradição e misticismo através dos alimentos, que são preparados com tal cuidado e paixão que é quase possível sentir o aroma dos preparados de Tita. Além de levar três prêmios no Festival de Gramado, o filme foi indicado na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Bafta, no Globo de Ouro e no Prêmio Goya.

Mostra Marilyn Monroe – O musical “Os Homens Preferem As Loiras” (EUA, 1953, livre) conta a história de Lorelei (Marilyn Monroe) e Dorothy (Jane Russell), duas amigas que pensam bem diferente sobre a vida: a primeira quer um homem rico, que satisfaça todos os seus desejos; já a segunda não liga para o dinheiro e prefere encontra um amor de verdade. Juntas, elas embarcam em um navio a pedido do noivo milionário de Loreilei. A bordo do navio, elas encontram as mais variadas figuras que causam inúmeras confusões ao longo da viagem.

Este é o filme que deixou Marilyn Monroe marcada como a eterna garota ingênua, porém bela e de grande apelo sexual. A performance de  “Diamonds are a girl’s best friend” é uma das cenas mais marcantes do cinema, e foi homenageada no clipe de “Material Girl”, da cantora Madonna, e também na versão de 2002 do musical “Moulin Rouge”, na voz de Nicole Kidman.

 

SERVIÇO:

Estacine Mundi – Mostra Cinema à Mesa

Filme: Como Água para Chocolate

Sábado (11)

Hora: 16h

Classificação: 14 ANOS

 

Estacine Cult – Mostra Marilyn Monroe

Filme: Os Homens Preferem as Loiras

Domingo (12)

Hora: 16h

Classificação: Livre

 

Local: Miniauditório da Estação das Artes

Informações: 3214.8303 / 3214.8270