A revelação Michael Pipoquinha faz show nesta quarta-feira

Por - em 41

O Música do Mundo desta quarta-feira (29) traz os shows de Dengue & Banda, Fernando Nunes & Banda, Michael Pipoquinha e, encerrando a noite, a Experimental Jazz Band, no Busto de Tamandaré, a partir das 20h. O festival, que começou no último domingo (26), reúne nomes da música instrumental em pontos diversos de João Pessoa e é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Orquestra no estilo big band, a Experimental foi formada em 2001 pelo maestro e compositor Rogério Borges. Nasceu no Departamento de Música da UFPB, com o intuito de ser um laboratório para os alunos do bacharelado em música, mas acabou ganhando vida própria e se tornou atração de variados eventos culturais.

A banda faz um trabalho experimental que mescla jazz e música popular brasileira, dando também releitura a clássicos nacionais e internacionais. Alguns standards da música americana que são executados pela banda: “Body and Soul,” John Green; “A Night in Tunisia”, Dizzy Gillespie, e “Summertime”, de George & Ira Gershwin, entre outros.

A trajetória do cearense Michael David Lima Silva, conhecido como Pipoquinha, pode ser contada cronologicamente: aos 9 anos de idade, começou a tocar violão; aos 10, passou para o contrabaixo; com 11, participou da Feira da Música de Fortaleza, em 2007, sendo a maior atração do evento; aos 12, foi revelação no I Festival Cover Baixo, em Fortaleza; com 13, participou do Domingão do Faustão – apresentação repetida este ano, quando gravou o seu primeiro CD, no Rio de Janeiro, no estúdio do baixista Arthur Maia.

O menino espanta os músicos mais experientes com sua habilidade. Apesar da pouca idade, ele já estudou piano e concepção musical no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, em Fortaleza, e participou de festivais de jazz em várias cidades, tendo tocado com nomes importantes da música instrumental brasileira, como Nélio Costa, Arthur Maia, Celso Pixinga, Sérgio Groove, Miqueas Santana, Mozart Melo, entre outros.

Antes de Pipoquinha e Experimental Jazz Band, o público presente no Busto de Tamandaré curtirá as apresentações de Dengue & Banda (do baixista Alexandre Dengue, da banda Nação Zumbi) e Fernando Nunes & Banda, numa noite que promete fazer sucesso dentro da programação do festival.

Festival – Este ano, a PMJP se une à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na confluência de dois projetos: o Música do Mundo e o Paraibass. O primeiro abraça o segundo, que terá master classes, workshops e concertos – realizados tanto no Busto de Tamandaré quanto na Estação Cabo Branco e na UFPB.

Na programação do Música do Mundo, que vai até esta quinta-feira (30), foram incluídos artistas de renome nacional e internacional sintonizados com a música brasileira, o jazz e a música erudita. Entre eles estão Itiberê Zwarg, baixista da banda de Hermeto Pascoal, que dirige no Rio de Janeiro uma orquestra formada por jovens seguidores do legado do mestre alagoano.

Programação

Busto de Tamandaré
29/12
– Dengue & Banda
– Fernando Nunes & Banda
– Michael Pipoquinha & Experimental Jazz Band

30/12
– Arthur Maia & Banda
– Adail Fernandes & PBJazz

Estação Ciência (18h)
28/12
– Pedro Gadelha & Orquestra de Câmara do Departamento to de Música da UFPB
29/12
– Milton Masciadri & Orquestra de Câmara do Departamento de Música da UFPb