Abertura da Semana da Criança reúne cerca de 500 estudantes

Por - em 52

A Semana da Criança teve início nesta terça-feira (6) na Estação Cabo Branco com uma intensa programação. Aproximadamente 500 crianças de várias escolas, seus acompanhantes e demais visitantes participaram de atividades que começaram com a inauguração do planetário inflável, o mais novo equipamento da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes.

As crianças tiveram conhecimento de conceitos simples e avançados sobre astronomia. O planetário digital acomoda 15 crianças ou adultos por sessão e permite a visualização de mais de 100.000 estrelas. No turno da manhã, estiverem presentes a Escola João Gadelha, Escola Municipal Doutor João Santa Cruz, Conectivo, Escola Estadual Renato Coutinho, Escola Municipal José Albino Pimentel (Conde), Educandário Nossa Senhora da Vitória e jovens do Projeto Arte Escola.

“Parece que a gente roda junto”, disse a estudante Juliana Nascimento, do Educandário Nossa Senhora da Vitória ao sair de uma sessão do planetário. Durante o dia, as crianças que estiveram na Estação assistiram aos filmes curtas-metragens Leonel Pé de Vento, O Pato, Tem um Dragão no Baú, Aquarela, Pappera, Seu Dente e Meu Bico, Juro que Vi: Matita Pereira, Laurinha e A Casa.

O evento, intitulado Estação Criança, é uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com apoio da Sttrans, Emlur, Secitec, Casa Brasil e Peti.

As atividades do “Estação Criança” continuam durante toda esta semana até o próximo domingo (11), com muita música, arte, dança, teatro, cinema, oficinas, planetário e muita diversão. Nesta quarta-feira (07) as atividades têm início às 9h com novas sessões do planetário, oficinas de origami, dança, recreação e uma oficina multimídia de montagem e manutenção de microcomputadores.

Planetário– Em formato de uma abóboda, o planetário digital inaugurado nesta terça-feira (6) é um elemento do Museu que será implantado no próximo ano na Estação Cabo.

As sessões serão de 30 em 30 minutos com a presença de um monitor que irá demonstrar conceitos simples e também os avanços da astronomia, simular o céu de algum ponto na terra ou de outros planetas e luas, mover-se para frente ou para trás a tempo em velocidades variáveis, mostrar o movimento anual, incluindo o movimento planetário retrógrado (nenhum sistema análogo portátil pode demonstrar o movimento anual), mostrar os efeitos da precessão dos equinócios sobre o tempo e simular fenômenos celestiais tais como trânsitos, eclipses e chuvas de meteoros.

O planetário também mostra órbitas dos planetas, trajetos dos planetas de encontro às estrelas, eclíptica, o equador celestial, o meridiano e grades equatorial e azimutal. No equipamento inflável o público encontrará uma esfera celeste em todo o seu esplendor, e verá, projetadas em uma semi-esfera, estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do sol e da lua, desenvolvendo o seu trajeto noturno ou diurno, e ainda eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.