Ação comunitária no bairro do Cuiá tem participação do OD

Por - em 31

Os delegados e conselheiros do Orçamento Democrático (OD) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participam, no próximo dia 28 de maio, do 1º Cuiá em Ação, no bairro do Cuiá. A promoção é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o OD e outras secretarias e órgãos da PMJP. A comunidade está inserida no Distrito Sanitário II e na 4ª Região Orçamentária, que inclui ainda os bairros Valentina Figueiredo, Paratibe, Santa Bárbara, Frei Damião e Planalto da Boa Esperança, entre outros.

A ação vai acontecer das 8h às 17h, na rua Engenheiro Franklin Pereira, na área em frente à Unidade do Saúde da Família (USF) do Cuiá. O Orçamento Democrático vai estar o dia todo no local, com tendas distribuindo materiais educativos, apresentando o instrumento de gestão democrática para quem ainda não conhece e explicando como o OD funciona. “Os delegados e conselheiros do OD também estão ajudando a divulgar o evento para a comunidade. Estaremos distribuindo panfletos e usando o carro de som convidando os moradores”, explicou Reginaldo Araújo, articulador da 4ª Região.

Serviços à comunidade – A programação do evento incluirá uma série de serviços gratuitos de saúde, lazer e cultura, entre eles, a verificação de pressão arterial, teste de glicemia (diabetes), orientações sobre DST/AIDS, distribuição de preservativos masculinos e femininos, orientação sobre escovação e aplicação de flúor.

Haverá ainda apresentação de teatro de bonecos para as crianças, coral da comunidade, quadrilha junina, oficina sobre como produzir sabão – ministrada pela equipe da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) -, exposição de trabalhos manuais do Grupo de Convivência “Amigos do Cuiá”, exposição de trabalhos de material reciclável, orientações sobre a prevenção da Esquistossomose e Dengue, orientações quanto à importância da participação popular nos eventos e reuniões para o benefício da comunidade, a exemplo do Orçamento Democrático.

Além da colaboração do Orçamento Democrático, o 1º Cuiá em Ação conta com parcerias da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Comunicação (Secom), Patrimônio da Prefeitura, SENAC e Centro de Zoonoses, além do apoio da própria comunidade.