Ação conjunta da PMJP executa plano para prevenção de chuvas

Por - em 29

A Defesa Civil de João Pessoa está preparando um plano de prevenção de chuvas para o Carnaval, em parceria com outras secretarias da Prefeitura Municipal. “Estamos realizando um cronograma em conjunto com algumas secretarias para verificarmos a disponibilidade de cada uma em prestar apoio às comunidades que sofrerem algum tipo de transtorno, no caso de haver fortes chuvas durante o Carnaval”, afirma Rodrigo Marques. A programação deve ficar pronta até o fim desta semana.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o dia será nublado nesta quarta-feira (2), em João Pessoa, com pancadas de chuvas isoladas. Já na quinta-feira (3) a previsão é de céu nublado com chuvas esparsas ao longo do dia. Nos dois dias as temperaturas devem oscilar de 24º a 32º.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, não foram registradas ocorrências graves nos últimos dias em João Pessoa, mas o órgão continua fazendo um trabalho de monitoramento nas comunidades. Na manhã desta terça-feira (1º) a visita ocorreu no Beco da Botija, no Roger, onde há riscos na encosta próxima a residências. Também participa da operação uma equipe da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Rodrigo Marques informa que a área é urbanizada e que, neste caso, a fixação de lona na encosta não resolveria o problema. “A opção é construir algo como um muro de arrimo”, diz o coordenador da Defesa Civil, mas ainda não há uma decisão definitiva.

Na semana passada, a Defesa Civil colocou lonas nas comunidades Tito Silva, no bairro de Miramar, e Minervino Bione, na Torre, resolvendo os problemas de riscos de deslizamento nas localidades. A ação foi realizada em conjunto com a Guarda Municipal e com a Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur).