Ação conjunta interdita duas pousadas no bairro de Tambaú

Por - em 27

Mais duas pousadas foram interditadas nesta semana pelos representantes do Procon municipal, das secretarias do Turismo (Setur) e Finanças (Sefin), além do Corpo de Bombeiros. A pousada Estrela Guia, localizada na Avenida Navegantes, e a Canto do Mar, na Rua Antônio Lira, no bairro de Tambaú, tiveram prazo até o dia 23 de abril e 5 de maio (respectivamente), para se adequarem as normas. Como as determinações não foram cumpridas, os dois estabelecimentos só voltarão ao funcionamento normal após a regularização de todas as pendências administrativas.

De acordo com a diretora de Fiscalização do Procon-JP, Salete Estevam, a Pousada Estrela Guia não tem o certificado do Ministério do Turismo e nem licença do Corpo de Bombeiros. “As instalações físicas das redes elétricas e hidráulicas são precárias, assim como a laje de cobertura e a impermeabilização das paredes externas. Já a Pousada Canto do Mar também não apresentou licença do corpo de Bombeiros e do Ministério do Turismo e nem o alvará de funcionamento”, relatou Salete.

As fiscalizações estão acontecendo semanalmente, quando são visitados hotéis, pousadas e restaurantes da Capital. Os fiscais do Procon-JP receberam treinamento no início de março para atuarem em fiscalizações específicas da área de turismo. No trabalho em conjunto, os órgãos verificam as práticas dos estabelecimentos em relação ao Código de Defesa do Consumidor e, ainda, se os meios de hospedagem que oferecem reserva online mantêm o serviço conforme o anunciado.