Ação contra dengue acontece no Bessa e em Mandacaru

Por - em 31

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará nesta sexta-feira (14) o dia D de Combate à Dengue em alguns pontos da cidade. A ação faz parte do Plano de Contingência da Dengue, elaborado para o ano de 2011, e contará com várias seções da SMS e apoio da Emlur. Nesta sexta, o combate será na Praça do Caju, no Bessa, e no Alto do Céu, em Mandacaru, com atividades iniciando às 6h.

De acordo com a Diretora de Vigilância à Saúde, Renata Nóbrega, as atividades de combate à dengue são realizadas todos os dias. “A ação de prevenção e controle já é rotina de trabalho dos Agentes de Saúde Ambiental (ASA), das Equipes de  Saúde da Família e da Vigilância Ambiental, sendo desenvolvidas de acordo com a área de abrangência de cada profissional. No dia 14 será uma mobilização de todos estes profissionais atuando no mesmo local, para que possamos sensibilizar a população de como se proteger e ser uma parceira nessa luta de combate à dengue”, alertou Renata.

Além das seções da SMS que já trabalham rotineiramente no combate à dengue, os profissionais do Projeto João Pessoa Vida Saudável também irão ajudar no dia D. “Esses profissionais vão fazer ações educativas junto aos grupos que eles participam, para que essas pessoas sejam multiplicadoras do combate. Vamos fazer ainda visitas orientando a população de como ela pode ser uma parceira desse combate e quais são os sintomas da doença”, disse.

A Emlur, em parceria com a SMS, fará uma varredura pelos arredores dos locais da ação para retirar possíveis criadouros do mosquito que podem estar sendo criados em entulhos, por exemplo.

Se a população tiver qualquer dúvida sobre a doença ou o seu combate ou até mesmo quiser fazer denúncias, poderá ligar para 0800 282 7959.