Ação contra dengue tem apoio da população de Mandacaru

Por - em 38

Moradores da comunidade Alto do Céu, em Mandacaru, participaram de uma ação de combate à dengue na tarde desta quinta-feira (24). A população do lugar elogiou o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Distrito Sanitário IV e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Elas se concentraram na Praça da Cultura e lá realizaram distribuição de panfletos educativos, com demonstração do desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Logo em seguida, o grupo caminhou pelas principais ruas do bairro.

Segundo o coordenador do Distrito Sanitário IV, Ronald Cavalcanti, nenhum caso de dengue foi confirmado naquela localidade este ano. Ele informou ainda que o registro de casos no município de João Pessoa teve uma queda de quase 90% em comparação com o mesmo período do ano passado. “As ações promovidas pela Prefeitura de João Pessoa têm surtido um efeito bastante satisfatório. A participação dos órgãos competentes e da população é de crucial importância para o sucesso das campanhas de prevenção”, observou.

População ativa – Paulo Sérgio Leôncio, 40, que mora em Mandacaru há mais de dez anos, afirmou que na sua casa ninguém foi contaminado pela doença. Ele acredita que as visitas dos agentes de saúde e as campanhas do Governo Municipal são os grandes responsáveis pela conscientização da população. “Graças a Deus a dengue não chegou na minha casa, mas isso acontece porque temos o cuidado de não deixar água parada e tantas outras coisas que aprendemos com as campanhas de alerta”, afirmou.

A mesma opinião foi emitida por Regina Severina da Conceição, 76, aposentada. “Eu vivo em Mandacaru há mais de 30 anos e nunca vi a Prefeitura tão preocupada com a saúde da gente. Eu já recebi a visita de agente de saúde, panfletos e tudo isso me ajuda a cuidar da minha casa. Não deixo água parada nos vasos de minhas plantas, tudo é na terra e também já me desfiz das garrafas vazias. Por isso estou aqui, cheia de saúde”, comemorou.

O Distrito Sanitário IV é responsável, entre outras coisas, pelo combate da dengue em 11 localidades: Bairro dos Estados, Ipês, Róger, Treze de Maio, Padre Zé, Trincheiras, Varadouro, Centro, Ilha do Bispo, Mandacaru e Tambiá. A área tem aproximadamente 92 mil habitantes. Em casos de terrenos baldios ou de moradores resistentes às ações preventivas de combate a focos transmissores nas residências dessa região, a denúncia pode ser feita pelo telefone 3214-7098.