Ação contra preços diferenciados em postos acontece nesta quarta

Por - em 41

O Procon de João Pessoa reativa nesta quarta-feira (3) as campanhas “Preço Justo” e “Na Mesma Moeda”. A iniciativa é em virtude do aumento do preço da gasolina e pela diferença cobrada nos postos para o valor à vista e pagamento em cartão de crédito. A campanha consiste em o consumidor abastecer o veículo com apenas R$1 e pedir nota fiscal. A ação acontecerá a partir das 18h no posto Ataíde, na Avenida Beira-Rio.

Além do Procon de João Pessoa, participam da ação o Procon estadual e Procuradoria do consumidor. Segundo o coordenador do Procon-JP, Sandro Targino, os postos não podem tarifar os preços diferentes de acordo com a forma de pagamento. “O preço cobrado era para pagamento em dinheiro ou em cartão de crédito, no vencimento, que também representa pagamento à vista”, explica.

O coordenador do Procon-JP explica que o posto escolhido para a retomada da ação se deu porque o posto Ataíde é um dos poucos que ainda insistem na prática da diferenciação dos preços da gasolina. Na pesquisa divulgada pelo Procon-JP nesta terça-feira (2) constatou-se que pelo menos cinco postos utilizam-se da prática de diferenciação do preço. A venda do litro da gasolina à vista e em cartão de crédito pode chegar a uma diferença de até R$ 0,20 nos postos pesquisados.