Ação contra tabagismo acontece nesta terça-feira na Capital

Por - em 42

O Dia Estadual de Combate ao Fumo será realizado nesta terça-feira (15) no Ponto de Cem Reis, na Capital. A ação, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de João Pessoa e Secretaria do Estado da Saúde (SES) da Paraíba, acontece das 9h às 13h e tem como intenção sensibilizar não fumantes e fumantes quanto aos males causados pelo fumo.

Durante o evento serão desenvolvidas atividades como orientações educativas, verificação de pressão arterial e distribuição de materiais informativos. Priscila Mara Anjos Nunes, técnica responsável pela seção de doenças e agravos não transmissíveis da SMS, destacou a importância da participação da população para a diminuição dos casos de morte decorrentes do consumo de tabaco. “Nosso público alvo é a sociedade civil de João Pessoa. As pessoas têm de compreender que, ao fumarem, estão pondo em risco não apenas a sua saúde, mas também as de todos que estão em contato com elas”, destacou Priscila.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) da SMS, o cigarro é o responsável pela segunda maior causa de mortes em João Pessoa, as neoplasias. Desde 2006, o município disponibiliza Centros de Referência para o Tratamento do Tabagismo.  Na Capital a população pode procurar os Centros de Atendimento Integrado em Saúde (Cais) do Cristo, Jaguaribe e Mangabeira, além do Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Outras Drogas (Caps AD) e a Unidade de Saúde Básica (USB) de Mandacaru.