Ação cultural comemora Dia da Saúde Mental na Praça da Paz

Por - em 32

Comemorar o Dia da Saúde Mental com atividades que integram usuários e sociedade. Esse foi o objetivo da ação “ResPirando Artes”, promovida nesta quinta-feira (14) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento aconteceu na Praça da Paz, nos Bancários, e reuniu mais de mil pessoas.

A Secretária Municipal de Saúde, Roseana Meira, participou da solenidade de abertura e enfatizou o papel da gestão municipal em oferecer um tratamento digno e de qualidade aos usuários e familiares que utilizam os serviços de atenção à saúde mental de João Pessoa. “Nosso maior objetivo é fazer com as pessoas sintam confiança no serviço e que tenham toda a assistência necessária”, afirmou a secretária.

A partir da nova política de saúde mental desenvolvida pela SMS, os profissionais buscam a inserção dos usuários com a família e a sociedade, ao contrário do antigo modelo, que pregava internações em manicômios e casas de repouso. As quatro unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de João Pessoa participaram do evento, além de Ongs’s de apoio e entidade da sociedade civil.

Para a diretora do Caps Caminhar, Eulália Freitas, o evento pode ser considerado um sucesso, exatamente por integrar a comunidade nas atividades desenvolvidas pelo Caps.

“Tivemos o apoio dos moradores e comerciantes da região e pudemos comprovar na prática, que o modelo de reinserção dos usuários funciona realmente”, afirmou. Se apresentaram pela manhã o grupo cultural do Caps Gutember Botelho, além do projeto “ResPirando Artes”, desenvolvido pelo Caps Caminhar.

Para Tiago, 19 anos, usuário do Caps Caminhar, eventos desse tipo são importantes para que a comunidade tenha contato com as atividades artísticas desenvolvidas pelos usuários. “Gosto de me apresentar porque assim as pessoas sabem que fazemos alguma coisa importante”, afirmou.

O evento também contou com grupos de dança, apresentações teatrais e a exposição fotográfica “Um Olhar sobre a Saúde Mental”, com material desenvolvido pelos próprios usuários.