Ação da Emlur atenderá ‘Folia de Rua’ e blocos independentes

Por - em 33

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), numa ação da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), quer garantir aos foliões muita alegria e conforto durante todo o reinado de Momo. Para isso, realizará uma operação especial de limpeza na passagem dos blocos que fazem parte do projeto ‘Folia de Rua’.

A ação começa no início da manhã desta sexta-feira (13) com a lavagem (‘banho de cheiro’) do beco da Faculdade de Direito, e vai até o dia 20. Além disso, uma equipe formada por 20 agentes de limpeza realizará o trabalho de varrição, capinagem e pintura de meio-fio nas ruas do Centro. Essa operação terá mais 60 agentes de limpeza para trabalhar à noite após o desfile dos blocos.

Noé Estrela, diretor do Departamento de Remoção dos Resíduos Sólidos (Devac) da Emlur, informou que a limpeza será realizada pela manhã e também à noite. “A Emlur realiza esse tipo de ação para proporcionar aos foliões as melhores condições possíveis de diversão, deixando a cidade mais limpa e bem cuidada”, afirma.

Segundo Noé, o objetivo é dar uma atenção especial as vias para que permaneçam limpas durante e depois da folia. “Nós montamos um esquema especial para os desfiles das agremiações que se apresentam durante o ‘Folia de Rua’, mas também já iniciamos a limpeza, a varrição e a pintura de meio-fio em alguns bairros onde blocos independentes farão desfiles”, disse o diretor do Devac.

Segundo ele, já foram feitos serviços de capinagem, varrição e pintura de meio-fio no Cristo Redentor, Cruz das Armas, Bessa, Tambiá, Oitizeiro, Valentina, Bancários, entre outros. “A Emlur está atendendo as solicitações dos blocos independentes dentro das possibilidades”, explicou.

Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, essa iniciativa é importante para manter a cidade limpa e o bem-estar dos foliões antes, durante e depois das festas momescas, quando aumenta o fluxo de pessoas em vias públicas.

Com respeito ao Carnaval Tradição, a operação limpeza do evento já está definida. A Emlur vai colocar 120 agentes de limpeza nos dias 22, 23 e 24, na Avenida Duarte da Silveira, na Capital, para recolher os resíduos deixados pelos foliões.