Ação da PMJP elimina focos de dengue em bocas de lobos na Capital

Por - em 28

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Infra-estrutura (Seinfra), iniciaram nesta terça-feira (6) os trabalhos de coleta e tratamento de focos da dengue nas galerias de água pluviais (bocas de lobo) nos bairros de Tambauzinho, Expedicionários e Manaíra. A ação começou pela manhã com a inspeção e a aplicação de larvicidas em 16 bocas de lobo nos bairros de Tambauzinho e Expedicionários. Em quatro delas foram identificados e eliminados focos do mosquito Aedes Aegypt. À tarde o trabalho continua em Manaíra e, posteriormente, chegará a outros bairros da Capital.

De acordo com Nadja Maria Rocha, chefe do Núcleo de Vigilância e Controle de Vetores do município, os trabalhos nas galerias pluviais serão realizados nos bairros onde existe uma maior incidência de infestação da dengue na Capital. “Neste período as águas das galerias tentem a ficar paradas, favorecendo a formação dos criadouros do mosquito que transmite a dengue”, explicou.

A SMS também está intensificando o combate ao mosquito da dengue nos imóveis e em 496 pontos identificados como criadouros em potencial. Entre eles estão borracharias, sucatas, cemitérios e depósitos de pneus. Segundo informou a gerente de vigilância em saúde ambiental e zoonoses, Djanira Lucena, este locais são visitados a cada 15 dias pelos agentes de vigilância ambiental que realizam a aplicação de aduticida para eliminar as larvas e o mosquito aedes aegypt.

“Também estamos desenvolvendo outras ações como a aplicação do inseticida através dos carros fumacês nos bairros e a inspeção e batidas de foco a cada 15 dias nos cemitérios da Capital. O resultado desse trabalho é uma redução considerável dos número de casos de dengue desde o mês de julho e também da incidência da doença por habitantes”, ressaltou Djanira.