Ação de Cidadania reúne cerca de 1.500 pessoas nesta quarta

Por - em 29

Em clima de muito forró, os feirantes e consumidores do Mercado Central de João Pessoa participaram nesta quarta-feira (4) da II Ação de Cidadania e Saúde na Feira, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento reuniu cerca de 1.500 pessoas, que ao longo do dia puderam receber serviços de saúde e cidadania.

Para Anna Flávia Barbosa, uma das organizadoras do evento, o objetivo principal da ação foi incentivar práticas saudáveis com feirantes e consumidores. “Vale lembrar que esse foi um evento intersetorial, pois contamos com o apoio de outras secretarias”, disse. “Além disso, nossa intenção foi trazer esses serviços, que já existem, para perto dos feirantes que não tem oportunidade de procurar nossas unidades, pois eles começam a trabalhar ainda de madrugada”, afirmou.

Quem visitou o local durante o dia, pode contar com serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional e odontológica com distribuição de preservativos, teste rápido de HIV com aconselhamento e distribuição de preservativos. No andar superior do Mercado Central, foram oferecidos corte de cabelo e lanche para quem realizou o teste de glicemia. Na Tenda Verde da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) foram distribuídas mudas de árvores e material educativo com informações sobre o plantio.

Para o feirante João Batista Santo, 52, essa iniciativa da SMS é um grande benefício para todos os comerciantes do Mercado Central. “Na mesma oportunidade, medi minha pressão, fiz o teste de glicemia e agora vou cortar o cabelo. Prá nós, que trabalhamos desde as 3h da manhã, é muito bom ter isso tudo aqui perto. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou o comerciante.