Ação de combate à dengue é intensificada na Praia da Penha

Por - em 28

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Zoonoses, realiza nestas quinta (25) e sexta-feira (26) o trabalho de varredura contra a dengue na praia da Penha. O objetivo é identificar e destruir possíveis focos de dengue e deixar o local sem risco de infestação durante a 247ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que será realizada no próximo sábado, dia 27 de novembro.

Serão 15 profissionais envolvidos na busca ativa e destruição de possíveis focos e locais de proliferação do Aedes Egypit. Haverá também a utilização de máquinas de borrifadores costal para a eliminação do mosquito na fase adulta.

São muitos visitantes, principalmente de outras cidades e até de outros estados, e é importante que esses locais passem por uma varredura para impedir que a dengue possa se espalhar, afirmou a Coordenadora do Centro de Zoonozes, Djanira Lucena.

Além das áreas no entrono da Praia da Penha, o Cemitério da Penha também será vistoriado. O trabalho de busca ativa de focos é realizado quinzenalmente em todos os bairros de João Pessoa, mas com a grande movimentação de visitantes durante a Romaria da Penha, haverá intensificação dos trabalhos.

A 247ª Romaria de Nossa Senhora da Penha será realizada no próximo sábado (27), saindo às 22h da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, em direção ao Santuário da Penha.

Plano de Ações para 2011
– No próximo dia 30 de novembro será discutido o plano de Ações para 2011 no combate à dengue na Capital. A oficina é promovida pela Diretoria de Vigilância à Saúde dirigida aos apoiadores de Vigilância Ambiental e tem como objetivo discutir a construção do novo plano de ação de 2011. O Plano de Combate à Dengue tem como finalidades principais evitar a ocorrência de óbitos por dengue e prevenir e controlar processos epidêmicos na Capital.