Ação de vacinação contra a Influenza será realizada no Busto de Tamandaré

Por - em 271

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza na manhã desta quarta-feira (23) uma ação na orla de Tambaú com objetivo de ampliar a cobertura de vacinação nos grupos mais vulneráveis aos sintomas da influenza. A ação acontece a partir das 5h30 e faz parte da 14ª Campanha de vacinação Contra a Influenza, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Devem ser imunizados adultos acima de 60 anos, crianças na faixa etária entre seis meses até menos de dois anos e gestantes.

Chiara Dantas, coordenadora de imunização da SMS, destacou que a vacina é a forma mais eficaz de combate à gripe e às suas complicações. “Nós estamos no período em que há um aumento do índice de contágio e o importante é que as pessoas não esperem adoecer. A vacina é a melhor forma de prevenção. Por isso, estamos levando o posto de vacinação para a orla, para que as pessoas com mais de 60 anos, que estão caminhando no horário, possam ter um acesso alternativo a imunização”.

Outras ações – Até o final desta semana, estão programadas outras ações. Na quinta-feira (24), no horário da manhã, a vacinação ocorre na Agência do Banco do Brasil do bairro da Torre. Já à tarde, a ação será na 1ª Igreja Batista, próximo ao Colégio Lyceu Paraibano. No mesmo dia ocorre também uma ação, das 8 às 16h, na Feira de Jaguaribe. Já na sexta-feira (25) a ação acontece na Agência do Banco do Brasil da Praça 1817, Centro.

“Paralelamente a estas ações, todos os Distritos Sanitários estão realizando estratégias internas para chegar com a vacinação nos pontos de grande circulação da cidade”, explica Chiara.

Pontos de vacinação – Todas as 180 Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital estão participando da campanha. A meta é que seja vacinado 80% do público beneficiado, o que representa cerca de 88 mil pessoas.

A coordenadora ressaltou que as infecções respiratórias agudas têm maior incidência em pessoas com idade acima de 60 anos e as crianças. O principal agente etiológico é o vírus da influenza. “Nosso objetivo é reduzir a morbimortalidade relacionada às infecções respiratórias nestes grupos, que são mais frágeis”, afirmou Chiara Dantas.

Recomendações – As pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa a ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina, são contra-indicadas a receberem a dose. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves as doses anteriores também não devem receber doses subsequentes.