Ação educativa para evitar cruzamentos fechados acontece nesta quarta

Por - em 76

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) continua nesta quarta-feira (21) a ação educativa ‘Nunca Feche o Cruzamento’. A atividade tem o objetivo de coibir o fechamento dos cruzamentos pelos veículos que obstruem a via e prejudicam a fluidez do tráfego.

A ação desta quarta acontece na Rua Aurélio Rocha com Avenida Epitácio Pessoa (próximo ao Grupamento de Engenharia). Os educadores e agentes de mobilidade estarão no local no período da manhã, a partir das 11h e à tarde, às 17h, horários em que circulam o maior número de veículos.

Na semana passada, a equipe realizou intervenções no cruzamento da Rua Maria Caetano F. de Lima (Moriah Shopping) com a Av. Epitácio Pessoa. Placas com frases educativas foram usadas para conscientizar o condutor, que também foram abordados e receberam informações sobre os problemas causados quando se fecha um cruzamento.

A primeira etapa da ação foi considerada bastante positiva pela equipe de educação para o trânsito da Semob. Condutores também elogiaram e agradeceram o trabalho educativo, solicitando que fosse realizado em outros locais da cidade.

Sinalização – No ano passado, a Semob instalou placas educativas com a mensagem ‘Nunca Feche o Cruzamento’ em vários pontos da cidade com a função de informar o comportamento adequado e seguro na via, reforçando a norma de circulação e conduta dos motoristas.

Infração – Ficar com o veículo parado na área de cruzamento da via, prejudicando a circulação dos outros carros e dos pedestres é infração de trânsito de natureza média, prevista no artigo 182, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é de R$ 85,13 mais quatro pontos computados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).