Ação educativa sobre faixa de pedestres começa nesta terça

Por - em 32

Técnicos da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) realizarão nesta terça (10) e quarta-feira (11) uma ação educativa no bairro da Torre, que tem como foco estimular pedestres e motoristas ao respeito à faixa. A atividade, que contará com a distribuição de material educativo, abordagens e exibição de frases de efeito, será realizada na faixa de pedestre que fica no cruzamento da avenida Nossa Senhora de Fátima com a rua Ariosvaldo Silva.

Até o mês de dezembro, quando será lançada a terceira etapa da campanha de respeito à faixa de pedestre, a STTrans realizará ações pontuais em vários bairros da cidade, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e estimular o respeito mútuo no trânsito entre pedestres e motoristas.

O bairro da Torre foi escolhido como ponto de partida para a campanha pelo fato de ter recebido novas faixas de pedestres nos últimos meses. Os moradores do bairro vêm solicitando com frequência a realização de ações educativas para que possam fazer a travessia segura da faixa.

A ação educativa começará por volta das 7h, horário em que as pessoas costumam deixar as suas casas para se deslocar ao trabalho e instituições de ensino. O encerramento será por volta das 17h.

A campanha funcionará da seguinte forma: durante o percurso, os motoristas serão avisados, através de frases, que estão se aproximando de uma faixa de pedestre. No local, os condutores receberão material educativo e orientações sobre a importância de parar os veículos, quando solicitado, para que os pedestres façam a travessia da via de forma segura.

Os pedestres serão orientados sobre como devem proceder na hora de atravessar uma via para evitar acidentes. Eles ficarão sabendo que devem estender o braço direito para o condutor, sempre mantendo o contato visual, e que só após a parada do veículo é que deverão fazer a travessia da via.

Entre as frases que serão utilizadas durante a ação educativa estão: ‘Pé na faixa. Pé no freio’, ‘A vida pede passagem’ e ‘Motorista, você também é pedestre’. “Nós vamos abordar em nossas ações educativas a necessidade do respeito mútuo, pois motoristas e pedestres devem fazer a sua parte para que tenhamos um trânsito melhor e com menos acidentes”, comentou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

Dados de acidentes
– A Torre é o oitavo colocado no ranking dos bairros com o maior número de acidentes. Durante o ano de 2008, o Setor de Estatística da STTrans registrou, junto a órgãos oficiais, 156 acidentes com vítimas, 314 sem vítimas.

Na rua Nossa Senhora de Fátima, onde fica localizada a faixa de pedestre que será alvo da campanha, aconteceram 13 acidentes, sendo que 30,8% envolveram veículos e motos, 23,1% dois veículos e 15,3% veículo e objeto fixo. Com relação ao tipo de acidente, 53,9% foram abalrroamentos, 30,8% colisões e 15,3% choque com objeto fixo.

“Em um ano conseguimos reduzir em quase 10% o número de acidentes em João Pessoa, mas não estamos satisfeitos, por isso, estamos realizando, além de intervenções diversas no trânsito, campanhas educativas. Acreditamos que com cidadãos que sabem exatamente quais são seus direitos e deveres, que cultivem o respeito às pessoas e a legislação teremos um trânsito cada vez mais seguro”, comentou Laura.