Ação Integrada da PMJP é realizada no Colibris II e no José Américo

Por - em 31

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou durante toda esta sexta-feira (14) a 1ª Ação Integrada na 14ª região orçamentária, que inclui os bairros dos Bancários, Castelo Branco, Santa Clara, Jardim Cidade Universitária e Colibris II, entre outros.
A ação da 14ª região foi realizada na avenida Ciro Trócolli, em frente ao supermercado Bem Mais, no Colibris II e despertou a atenção dos moradores do local e também das comunidades vizinhas, que compõem a 5ª região (José Américo, Água Fria, Colibris I, etc). Neste sábado (15), a Ação Integrada acontece no bairro José Américo, na Praça Janduí Carneiro, em frente à USF do José Américo I, das 8h às 18h.

Colibris – Diversos serviços foram oferecidos à população no Colibris, entre eles, vacinação contra a H1N1 e influenza, verificação de pressão arterial, distribuição de preservativos e de kits odontológicos e o teste de diabetes. “O teste consistiu em medir o nível de risco que o paciente tem para adquirir diabetes. Caso ele esteja na margem alta de probabilidade, encaminhamos para a Unidade de Saúde da Família próximo de sua região”, explicou Rafaela Carneiro, da Secretaria de Saúde.

A moradora do Colibris, Luciana Sousa, soube da realização da Ação Integrada e imediatamente se dirigiu ao local para poder aferir sua pressão. “São muito importantes estas iniciativas da Prefeitura. A comunidade só tem a ganhar e fica ainda mais informada”, disse.

A coordenadoria do Orçamento Democrático é um dos parceiros na iniciativa. De acordo com o articulador da 14ª Região, Francisco Assis Mendes, o objetivo da Ação Integrada é reforçar o caráter comunitário dos serviços prestados pela PMJP, além de aproximar os servidores da população. É uma forma da gestão, através do Orçamento Democrático, e em parceria com as secretarias, marcar presença na comunidade, não só oferecendo os serviços, mas também promovendo ações educativas e recreativas, explicou.

Além dos serviços na área de saúde, a população recebe informações da STTrans sobre trânsito, orientações dos técnicos do setor de vetores, do Centro de Zoonoses, sobre o combate ao mosquito da dengue, e aprende a fazer sabão ecológico e artesanato, com os servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e da Empresa Municipal de Limpeza Urbasna (Emlur), respectivamente.

A tenda verde da Semam também está no local distribuindo mudas de plantas, como ipê roxo, amarelo, jacarandá, ipezinho, e outras, e orientando as pessoas de como plantar e cuidar adequadamente destas mudas até elas chegarem a fase adulta. “Através deste trabalho, procuramos conscientizar as pessoas para contribuir com a arborização da cidade, o que também gera uma grande ajuda no combate ao aquecimento global”, afirmou a técnica da Semam, Sandra Ferreira.

A 1ª Ação Integrada na 14ª região conta ainda com oficinas de origami e jogos educativos, como o xadrez humano e o tradicional, promovidos pela Secretaria de Educação (Sedec), e ações de limpeza na área promovida pela Emlur.