Ação leva atendimento médico e oficinas educativas para o bairro do Valentina

Por - em 24

Uma ação coletiva de saúde e cidadania está sendo realizada desde a manhã segunda-feira (12) e prossegue até o dia 14 de novembro, no Centro de Juventude do bairro do Valentina, localizado na rua Professora Luiza de Cristo. O evento, intitulado Ação Saúde, começou com apresentações culturais, feira de artesanato, escovodromo, oficinas de jornalismo, campanha educativa de combate à dengue, além de atendimentos médicos em cardiologia, dermatologia, clínica-geral, verificação de pressão e vacinação na Unidade de Saúde.

Durante a tarde desta segunda-feira, a programação continuou com vacinação, coleta de citologia e cortes de cabelo gratuito para à população. O grupo de Idosos Boa Esperança também está expondo peças artesanais feitas na própria unidade de saúde Boa Esperança.

Uma das expositoras é Francisca Medeiros, moradora do Valentina há quase 30 anos. Há seis meses ela começou a confeccionar, junto com o grupo, peças feitas com garrafas plásticas e materiais recicláveis, além de bolsas em fuxico . “É uma alegria se reunir toda semana com as enfermeiras e outras artesãs e dá até para fazer um dinheirinho extra com a venda do artesanato”, contou.

De acordo com a enfermeira e técnica do Distrito Sanitário III, Geovana Pires, esse tipo de ação é importante para a consolidação de estratégias e práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças dentro do projeto terapêutico do saúde da família. “Durante a semana vamos levar algo diferente do que é oferecido rotineiramente nas Unidades de Saúde, como apresentações culturais da própria comunidade, palestras e oficinas que vão melhorar o vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade”, explicou.

A enfermeira Carmem acrescentou que, desta maneira, além dos profissionais identificarem as pessoas que possuem alguma pré-disposição a doenças, também poderão atuar para reduzir as complicações,possibilitando melhor qualidade de vida para todos. A Ação Saúde no Valentina é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelas Unidades de Saúde da Família I e II – Boa Esperança e Doce Mãe de Deus, respectivamente – em parceria com o Corpo de Bombeiros, Procon, Hospital do Valentina, Centro da Juventude do Valentina e Fundação Bradesco.