Ação Multiprofissional de saúde beneficia servidores municipais

Por - em 24

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) promoveu uma Ação Multiprofissional e Intersetorial dirigida aos funcionários, nesta quarta-feira (31), no pátio da Secretaria. A iniciativa partiu do Setor Psicossocial em parceria com equipes do Distrito IV, em Mandacaru. “Após uma avaliação dos atendimentos e dos testes realizados, será feito um diagnóstico para poder planejar a próxima ação. De acordo com essa avaliação, essa Ação Multiprofissional e Intersetorial tem a perspectiva de se repetir todos os meses”, disse Kerle Tavares, diretora do Distrito IV, em Mandacaru. Aproximadamente 250 servidores foram beneficiados.

Segundo Aline Guimarães, coordenadora do Setor Psicossocial da Secretaria, a ação surgiu a partir das demandas encaminhadas pelos servidores ao setor de Psicologia. “Os funcionários levam queixas referentes à pressão alta, problemas reumatológicos, diabetes, alcoolismo, falta de orientação referente à educação alimentar, entre outros”. Esses servidores eram orientados a se dirigir aos setores especializados como as Unidades de Saúde da Família (USF) e Centro de Atenção Integrada a Saúde (CAIS).

“Essa ação vai facilitar o atendimento no Setor Psicossocial porque os servidores serão tratados na sua necessidade biológica, referente a saúde do trabalhador. Passada essa primeira etapa o servidor poderá ter o atendimento psicoterápico breve focado em transtornos mentais em decorrência de dependência química do alcoolismo e tabagismo, além de problemas sócio-familiar”, afirmou. Para Aline Guimarães, a política de vigilância a saúde aumenta o acesso aos serviços.

A diretora do Centro de Saúde de Mandacaru, Geralda Rodrigues considera importância essa ação integrado entre as Secretarias de Saúde e Infraestrutura voltada para a prevenção da saúde do trabalhador, potencializando uma melhor qualidade de vida e a autoestima do servidor. O evento procura atingir principalmente homens, que pouco procuram o serviço de saúde para uma ação preventiva.

Os servidores tiveram à disposição os seguintes serviços: verificação de pressão arterial; glicemia; teste rápido (HIV); distribuição de preservativos; orientação nutricional; fisioterapia; consulta médica e orientação odontológica, além de imunização para tétano, hepatite e a gripe HN1, para pessoas de grupo de risco. Foram distribuídos cerca de 200 kits odontológicos (pasta de dente e escova), em torno de 3.500 preservativos, além da realização de 41 testes de HIV e 167 de glicemia.