Ação no Paço buscará apoio à campanha pelo fim da violência contra a mulher

Por - em 32

A Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), realizará nesta segunda-feira (24), às 10h, uma ação de adesão à campanha nacional ‘Homens unidos pelo fim da violência contra a mulher’. A proposta é instalar o Projeto Estação Digital no hall de entrada do Paço Municipal, onde os secretários municipais assinarão a campanha se comprometendo com o enfrentamento da violência contra a mulher e com o fortalecimento da Lei Maria da Penha (11.340/2006). A campanha é uma promoção da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Douraci Vieira, para combater a violência de gênero são necessárias políticas, mas também, a participação da sociedade. “A integração masculina nessa luta é importante porque a violência contra a mulher deve ser assumida por toda sociedade. Por isso, a Prefeitura se compromete publicamente com a campanha, por entender que esse é um instrumento de mobilização e que, junto com políticas públicas, poderá dar passos na luta contra esse problema social tão grave”, afirma a secretária. A atividade faz parte também das ações dos ‘16 Dias de Ativismos pela Não Violência contra as Mulheres’.

Campanha – A Campanha ‘Homens pelo fim da violência contra as mulheres’ foi lançada pela ministra da SPM, Nilcéa Freire, no dia 31 de outubro, em Brasília. Ao aderirem à campanha, os homens se comprometem publicamente a contribuir na implementação integral da Lei Maria da Penha e na efetivação de políticas públicas de enfrentamento da violência contra as mulheres.

A adesão pode ser feita pelo site www.homenspelofimdaviolencia.com.br. O nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro da lista de líderes de todos os setores da sociedade comprometidos com esta causa.
A iniciativa brasileira conta com o apoio de agências da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Fundo das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); a Rede de Homens pela Eqüidade de Gênero (Rheg); o Instituto Papai; o Instituto Promundo; o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE) e a Agende – Ações em Gênero e Cidadania.

Além do Paço Municipal, haverá também computadores com acesso à Internet no Centro Administrativo Municipal e nas 19 Estações Digitais para que os homens e jovens interessados acessem e participem da campanha. Maiores informações, podem ser obtidas pelo telefone 3218-5628.