Ação no Ponto de Cem Réis lembra Dia de Combate à Hipertensão

Por - em 113

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em ação conjunta com a Secretaria Estadual de Saúde e Sociedade Paraibana de Cardiologia, desenvolveu nesta terça-feira (26) uma programação especial para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. O evento aconteceu pela manhã, no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital.

Foram realizadas diversas atividades relacionadas à prevenção e orientação e cuidados com a hipertensão, como verificação da pressão arterial, avaliação médica, orientação dos hipertensos com enfermeiros e orientação nutricional para avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal. O evento contou ainda com a presença de educadores físicos do projeto João Pessoa Saudável para estimular práticas esportivas e auxiliar na avaliação nutricional, fazendo alongamentos e distribuindo material educativo.

Conforme dados obtidos do Sistema de Cadastramento de Cadastramento de Hipertensos, o Hiperdia, João Pessoa conta hoje com 49 mil hipertensos cadastrados. A coordenadora da área temática da hipertensão e diabetes da SMS, Silmary Brito, disse que o dia de combate à hipertensão é importante para a população em razão do acesso de informações. “Esta é uma oportunidade em que podemos orientar a população dos fatores de risco da hipertensão arterial”, destacou Silmary.

A hipertensão arterial, também conhecida como ‘pressão alta’, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de patologias do coração, pois, na maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais, como dores de cabeça, tonturas, mal-estar, náuseas, calor pelo corpo, sangramento pelo nariz, palpitações e falta de ar. A pressão alta tem como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o consumo de comidas gordurosas, o fumo, o consumo excessivo de sal e alimentos salgados.