Ação social atende moradores do Porto do Capim nesta sexta

Por - em 56

A Cooperativa de Beneficiamento de Pescado da Paraíba, a Associação dos Aquicultores e Pescadores e a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizam nesta sexta-feira (27) uma ação social para atender os moradores carentes da comunidade do Porto do Capim. Na oportunidade será possível, por exemplo, tirar dúvidas sobre empréstimos para microempresa, saber quais são as vagas de trabalho disponíveis no Sine-JP, cortar o cabelo de graça, verificar a pressão arterial e fazer degustação de produtos derivados do pescado.

O evento vai das 14h às 17h e será realizado na rua Frei Vital. De acordo com o presidente da Cooperativa, Leonardo do Nascimento, esta é a primeira ação social promovida pela entidade, que foi fundada em janeiro deste ano. “Mas não será a última. Nós criamos um Departamento de Ação Social e pretendemos realizar atividades semelhantes periodicamente, fazendo sempre um levantamento das necessidades da comunidade”, afirmou.

Para isso, eles contam com a parceria da Prefeitura de João Pessoa através das secretarias de Gestão Governamental e Articulação Política, de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS) e Comunicação (Secom), da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Guarda Municipal.

Hambúrguer e bolo de pescado – Com 25 filiados, a Cooperativa de Pescado da Paraíba foi criada com o apoio do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa ( Empreender-JP ) para reunir profissionais e dar a eles mais espaço no mercado consumidor. Uma das ações é estimular o beneficiamento do pescado, transformando peixe, camarão e caranguejo em produtos como hambúrguer, linguiça e bolo.

“O produto beneficiado gera um aumento do lucro do produtor de até 70%”, calcula o presidente da Cooperativa, Leonardo do Nascimento. A entidade já montou uma central de distribuição e beneficiamento no bairro dos Bancários, também com o apoio do Empreender. “Ainda não produzimos em escala comercial. No momento estamos na fase do treinamento. Mas daqui a um mês acho que já estaremos vendendo”, revela Leonardo. Durante a ação social desta sexta-feira, os moradores do Porto do Capim poderão provar os produtos preparados pelos pescadores.

Confira os serviços disponíveis durante a ação

Emprego e renda

– Orientação do Empreender-JP sobre crédito a micro e pequenos negócios;

– Orientação do Sine-JP aos trabalhadores e divulgação de vagas de emprego

Assistência social

– Cortes de cabelo;

– Orientação sobre o Bolsa Família;

– Divulgação dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras);

– Balcão de direitos;

– Banco de alimentos

Saúde

– Orientação odontológica;

– Entrega de preservativos;

– Verificação da pressão arterial;

– Combate à dengue

Outros

– Degustação de produtos da Cooperativa de Pescado;

– Serviço de ouvidoria para receber reclamações e sugestões da comunidade