Ações ambientais de João Pessoa são partilhadas durante encontro do CB27

Por Jô Vital - em 655

As tendências relacionadas à gestão ambiental e mudança do clima nas cidades e como os gestores podem buscar soluções inovadoras, no contexto local, serão debatidos, de 13 a 15 de junho, em Teresina, durante o XIV Encontro Nacional do CB27 – Inovação e Soluções Locais pelo Clima. O Encontro reunirá os secretários de Meio Ambiente de todas as capitais do Brasil e do Distrito Federal. As experiências aplicadas na cidade pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) serão partilhadas durante o XIV Encontro do CB27 pelo secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto.

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 reúne os dirigentes responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal. O Fórum tem o objetivo de fortalecer as Secretarias de Meio Ambiente, promovendo o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e contribuir para ampliar as agendas ambientais.

O XIV Encontro tem como tema ‘Inovação e Soluções Locais pelo Clima’ e vai promover o debate e a troca de experiências, desenvolvidas nas capitais, que deram certo para a promoção da melhoria da qualidade do clima. O plantio urbano e a recuperação de áreas degradadas em João Pessoa estão entre as ações ambientais que serão apresentadas, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), durante o Encontro do CB27. A Poda Programada e as ações de fiscalização também serão abordadas, como parte das experiências aplicadas na cidade pela PMJP.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o Encontro do CB27 é um espaço muito importante não só para a troca de experiências entre os gestores ambientais, mas também para que se conheça o que está sendo feito nas demais cidades. “É uma oportunidade excelente para que a gente conheça ações que deram certo e que também não tiveram êxito. É um espaço para o fortalecimento da agenda ambiental, imprescindível, nos dias de hoje, para mantermos uma agenda comum e partilhar essas ações”, concluiu.

O CB27 foi criado durante o processo de preparação das cidades brasileiras para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012. Desde sua fundação, o CB27 conta com apoio institucional e financeiro da Fundação Konrad Adenauer Brasil. Em 2017, o ICLEI, que já vinha acompanhando o desenvolvimento do Fórum desde o início, oficializou a parceria com a Fundação Konrad para contribuir com a curadoria de conteúdo e o fortalecimento institucional do grupo. O ICLEI é uma associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável e funciona como uma rede global, atualmente conectando mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de cem países, oferecendo apoio para que as cidades desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade.