Ações da Rede Escola em João Pessoa são tema de oficina

Por - em 57

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com instituições de ensino superior, realizou nesta quinta-feira (18) a IV Oficina de Avaliação da Rede Escola em João Pessoa. A solenidade de abertura aconteceu às 8h30 no Auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley e as oficinas ocorreram durante a tarde no Centro de Ciências da Saúde da Universidade federal da Paraíba (UFPB).

Durante a solenidade de abertura, a secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, destacou a importância em se estabelecer projetos como esse no sentido de garantir a construção de ações que possibilitem a formação de profissionais de saúde para atuarem no SUS. “Disponibilizamos toda a nossa rede para que os estudantes possam aprender na prática o que é ser um profissional de saúde, e essa é uma oportunidade para discutirmos o andamento das nossas ações”, disse.

Participaram das oficinas 120 pessoas, entre estudantes das áreas de saúde, professores da rede de ensino superior, profissionais que atuam na rede municipal de saúde e representantes da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). As oficinas foram dividas em equipes com representantes de cada um dos cinco distritos sanitários que abrangem o território de João Pessoa, que discutiram as práticas empregadas ao longo de 2010 e os projetos para o próximo ano.

Implantada em 2005, a Rede Escola de João Pessoa tem como proposta estabelecer uma articulação entre a Universidade e o serviço público na qualificação do cuidado à saúde. Em dezembro de 2009 foi assinado um convênio que instituiu a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e instituições privadas de ensino, possibilitando a atuação dos alunos residentes nos serviços de saúde do município.