Ações de cidadania e cultura movimentam Praça do Coqueiral

Por - em 30

Os moradores do bairro de Mangabeira terão um dia de cidadania e cultura neste sábado (28), na Praça do Coqueiral. O evento, promovido em parceria pelo Centro de Referência de Cidadania (CRC) Otaviano Coutinho e a Fundação Verbo da Vida, que é uma entidade religiosa, começa às 9h.

Durante todo o dia serão disponibilizados serviços como expedição de carteira de trabalho, informações e cadastro para o Bolsa Família, assessoria jurídica, posto do INSS, cadastro para o cartão cidadão da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), corte de cabelo, serviços de saúde como verificação da pressão arterial e teste de glicemia, e distribuição de kits de higiene bucal, preservativos e de panfletos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis, entre outros serviços. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que apoia o evento, vai participar com várias de suas secretarias.

A equipe da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai ministrar para a comunidade uma oficina de material reciclado. Já a STTrans vai trabalhar com o tema educação para o trânsito. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vai distribuir mudas de árvores frutíferas. Também participam da ação as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social.

De acordo com Luiz Costa, coordenador do Centro de Referência da Cidadania, a iniciativa tem como objetivo fortalecer o elo entre o centro e as entidades do bairro. “Esta ação demonstra a parceria que existe entre nós e as entidades civis organizadas. Estamos aqui abertos em fazer parcerias desse tipo, que levem cidadania e serviços a nossa comunidade. É a organização comunitária”, destacou o coordenador.

Os serviços de cidadania são disponibilizados para o público até as 17h. Em seguida, será iniciada a programação cultural, com apresentações teatrais e de bandas gospel. “Os serviços ficarão em tendas espalhadas pela praça. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada. A expectativa é que sejam realizados cerca de três mil atendimentos neste dia”, informou Luiz Costa.