Ações de cidadania são levadas ao Cristo na ‘Estação de Serviços’

Por - em 54

Os moradores do bairro do Cristo Redentor receberam nesta sexta-feira (8) as ações da ‘Estação de Serviços’, evento promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Durante todo o dia foram ofertados, em várias tendas montadas nas proximidades da Avenida Lustosa Cabral, serviços nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura e, principalmente, cidadania, com o apoio de diversas secretarias e autarquias do Governo Municipal.

A coordenadora da ‘Estação de Serviços’, Marcela Arbia, classifica o projeto como uma ação de cidadania itinerante. “Nós levamos à população diversos serviços essenciais e oferecemos informações para que esta assistência seja continuada na rede assistencial da Prefeitura. Este é o primeiro passo para a cidadania”, diz ela.

No bairro do Cristo, por exemplo, a população pode se beneficiar dos serviços ofertados pelo Centro de Referência da Cidadania (CRC) e Centro de Referência da Assistência Social (Cras), ligados a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa. Marcela Arbia destaca ainda a parceria com o Governo do Estado, com a emissão de carteira de identidade e com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que a população possa migrar para a formalidade.

O jovem Daniel Chaves aproveitou o projeto para tirar sua Carteira de Trabalho. “Estou à procura de emprego e agora com minha carteira em mãos o processo será facilitado”, afirmou Daniel.

Já a adolescente Ênia de Andrade, de 13 anos, recebeu o seu registro geral (RG). “É muito bom a realização desse evento porque a comunidade aproveita diversos serviços com praticidade e rapidez, sem precisar se deslocar”. A mãe da jovem, a dona de casa Tássia de Andrade, utilizou os serviços de saúde. “Eu medi a minha pressão arterial e fiz o teste de glicemia para saber se está tudo bem”, afirmou Tássia.

A equipe da secretaria Municipal de Saúde (SMS) responsável pelos serviços, aconselha as pessoas a procurarem as Unidades de Saúde da Família (USF) quando os resultados dos exames estejam acima do recomendável. Ainda no segmento da saúde, a população teve acesso às orientações de saúde bucal e pôde tirar dúvidas sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

Educação – A ‘Estação de Serviços’ também ofereceu corte de cabelo e diversas ações de educação. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) apresentou aos moradores do bairro dicas de como plantar uma árvore e distribuiu mudas de plantas nativas.

“Nós queremos despertar a consciência ambiental nas pessoas. Na cartilha que distribuímos explicamos todo o processo de plantação. Além disso, informamos que é possível adquirir uma muda gratuitamente no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, no Valentina”, disse o técnico da Semam Zabidiel Filho.

A Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) desenvolveu um trabalho educativo com as crianças, como o reconhecimento das cores dos semáforos e a importância em atravessar na faixa de pedestre. Já o Centro de Controle de Zoonoses distribuiu filhotes de animais.

A equipe do Empreender-JP também esteve presente e, segundo a servidora municipal Milena Lima, diversas pessoas se interessaram pelo estande montado. “A linha de microcrédito pode ser muito útil a essas pessoas para que saiam da informalidade e possam estruturar melhor seu micronegócio”, ressaltou Milena.