Ações de combate à hipertensão são realizadas nesta quinta-feira

Por - em 33

Encerrando a semana de atividades alusivas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, diversas ações serão realizadas nesta quinta-feira (29), das 8h ao meio dia, no Ponto de Cem Réis, com o objetivo de alertar a população da necessidade em manter a pressão arterial controlada. As atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Com o slogan “Eu sou 12 por 8”, que faz menção à pressão ideal de um adulto, as equipes da SMS estarão presentes para orientar a população, distribuir material educativo e aferir pressão arterial. Na ocasião, um posto volante de imunização contra a H1N1 também estará disponível.

No decorrer da semana, foram realizadas diversas ações de conscientização, incluindo uma rodada de palestras sobre o tema e uma caminhada com os idosos do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi) de Tambiá.

Ações de combate à hipertensão – Atualmente o Sistema de Cadastramento e Acompanhamento dos Portadores de Hipertensão Arterial do Ministério da Saúde aponta cerca de 40 mil hipertensos em João Pessoa, que são acompanhados pelas Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas e Centros de Apoio Integral à Saúde (CAIS) de Jaguaribe, Cristo e Mangabeira. Nestes espaços são oferecidas consultas médicas e de enfermagem, aferição da pressão arterial, medicamentos para controle e encaminhamento para consulta especializada (endocrinologia, cardiologia, angiologista, oftalmologista ou serviço do pé diabético) e, dependendo do caso, encaminhamento hospitalar.

Além do tratamento clínico, os usuários dispõem de grupos de auto cuidado, rodas de terapia comunitária e atividades educativas, que são oferecidas nas Unidades como parte integrante do tratamento e prevenção das complicações.