Ações de saúde comemoram Dia de Combate ao Fumo na Capital

Por - em 35

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (28) as ações alusivas ao Dia nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, que têm como tema ‘Vida Sim. Fumo Não’. As atividades serão concentradas no Ponto de Cem Réis, a partir das 8h30.

Na ocasião, os fumantes que circulam pelo local poderão realizar o Teste de Fagerström para conhecer o grau de dependência de nicotina do seu organismo. Também estará disponível a vacina contra a Influenza Pandêmica H1N1, já que o tabagismo é um dos fatores de risco para complicações nas doenças respiratórias.

A comunidade também poderá verificar pressão arterial e fazer uma avaliação nutricional com peso e altura para diagnosticar o Índice de Massa Corporal – IMC. Também haverá orientações a respeito de sobrepeso, alimentação saudável e prática de atividade física.

Durante a ação, os participantes dos Centros de Tratamento contra o Tabagismo da SMS receberão certificados de reconhecimento por ter abandonado o cigarro. Também serão homenageados os grafiteiros que ilustraram pontos da Capital escolhidos pela comunidade, utilizando o tema anti-tabagismo.

Um dos resultados das ações da gestão municipal, que propiciam uma melhor qualidade de vida à população, é a redução de fumantes maiores de 18 anos na Capital. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número caiu de 15,9% em 2006 para 12,2% em 2009.