Ações de saúde são realizadas em dois bairros da Capital nesta 6ª

Por - em 80

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza mais duas ações de saúde nesta sexta-feira (9). Na Unidade Saúde da Família (USF) do Distrito dos Mecânicos acontece a ‘I Feira de Saúde’, e a USF Verdes Mares promove a ‘Ação e Cidadania’ no bairro de Mangabeira.

Desde o início da gestão, a secretaria vem desenvolvendo ações com o objetivo de estreitar a relação entre os usuários da rede pública de saúde e os profissionais que atuam na área. Os eventos promovidos pelas Unidades de Saúde da Família disponibilizam para os seus frequentadores os serviços básicos de saúde, apresentações culturais e atividades de lazer. A intenção é unir saúde, bem-estar e entretenimento.

A SMS já realizou, desde o início deste ano, cerca de 30 feiras e ações que levam informações sobre saúde, estímulo à prevenção de doenças, além de criar um canal de diálogo com a população local. Durante as ações, os participantes fazem teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação em saúde bucal com escovódromo e distribuição de kits de escovação, imunização, esclarecimentos sobre a dengue, doenças sexualmente transmissíveis com distribuição de preservativos, influenza HIN1, palestras sobre amamentação e corte de cabelo.

De acordo com a secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, esse tipo de ação faz parte da humanização que a SMS faz desde o início da gestão. “Saúde não é só ausência de doença, é também prevenção, e nessas ocasiões ajudamos a construir uma conscientização do indivíduo para o cuidado com a própria saúde”, afirmou.