Ações educativas da STTrans contemplam bairros e orla

Por - em 36

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), por meio de sua equipe de educação para o trânsito, vai realizar uma ação educativa a partir desta segunda-feira (10) pela manhã (das 8 às 11h) e à tarde (das 14h30 às 16h) nas faixas de pedestres nas avenidas Fernando Luiz Henrique e Bacharel Irenaldo Albuquerque Chaves (lateral do Carrefour), no Bessa. O objetivo dessa ação é alertar os motoristas para a redução de velocidade nessas vias, nas proximidades das faixas onde há placas de advertência, além de educar e orientar o pedestre quanto ao uso correto das faixas não semaforizadas.

De acordo com a programação, os educadores ficarão próximos à sinalização de advertência, com bandeirolas, para mostrar ao condutor que é necessário reduzir a velocidade a partir desse ponto, pois à frente há passagem sinalizadora de pedestres. Outro grupo ficará na faixa conscientizando o pedestre para uma travessia segura. Além de bandeirolas, a equipe vai utilizar cones na via para reduzir a velocidade dos veículos e os bonecos gigantes “Verde”, “Linda” e “Clara”, que estarão utilizando plaquetas com informações educativas.

Essa ação, segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Elenilda Queiroz, será realizada durante uma semana nessa área. “O propósito é percorrer as vias da cidade onde há intenso fluxo de pedestre e veículos. Começamos pelo Bessa, mas vamos realizar atividades em todos os bairros”, afirmou a gerente. Estão previstas 180 intervenções nas faixas de pedestre por área até março do próximo ano, de acordo com a programação do setor de educação.

Ações na orla- A STTrans elaborou também um plano de ação para o verão 2008, quando a cidade recebe centenas de visitantes, principalmente na orla. Esse plano começou há duas semanas pela praia do Bessa, especificamente na Avenida Arthur Monteiro Paiva e na Rua Hortêncio Osterne, com a conscientização dos motoristas sobre a forma correta de estacionar os veículos e orientação aos pedestres na travessia da faixa. Também está na programação ações nas faixas de pedestres das praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.

Nas escolas
– Além dessas ações nos bairros e na orla, a STTrans vem participando do Projeto Elos, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, levando até as escolas municipais o teatro de bonecos, que apresenta o espetáculo “Linda, Verde e Clara nas idas e vindas à escola”. Desde maio até outubro deste ano foram feitas 113 apresentações, distribuídas nos turnos manhã, tarde e noite, contemplando 28.187 estudantes.

Outro projeto em andamento é a orientação em empresas e organizações sobre direção e álcool, com palestras, distribuição de panfletos, e apresentação de vídeos sobre o tema. Desde 2005, a STTrans vem realizando um trabalho educativo na perspectiva de conscientizar a população para uma melhor qualidade de vida, humanizando o trânsito e reduzindo o número de acidentes.