Ações pela Semana do Trânsito começam segunda-feira, em JP

Por - em 25

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa preparou uma programação especial para a Semana do Trânsito 2009, com uma série de ações que serão desenvolvidas a partir da próxima segunda-feira (21). A programação começa às 8h30 na Escola Municipal Augusto dos Anjos, no bairro do Cristo Redentor, com a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito.

As atividades constam de dicas de segurança para despertar uma consciência de cuidados básicos para evitar acidentes, apresentação de teatro com o tema “Orgulho de João Pessoa”, leitura do texto ‘Idas e vindas’ e práticas lúdicas interagindo com os alunos. Toda a programação é voltada para a formação de pedestres e futuros condutores atentos aos seus direitos, mas principalmente seus deveres, na busca de um trânsito mais seguro para todos.

Segundo a superintendente da STTrans, Laura Farias, a Semana do Trânsito é uma excelente oportunidade para que as instituições, com ações conjuntas, possam despertar na população a consciência e a responsabilidade para alcançar um trânsito humanizado. “A STTrans está trabalhando muito a questão da educação, tanto com os condutores de veículos quanto com os pedestres, os mais vulneráveis na disputa de espaço no trânsito. Estamos buscando a redução dos acidentes que vitimam pessoas de todas as idades”, disse Laura Farias.

A STTrans estará com atividades alusivas à Semana do Trânsito até a sexta-feira (25). A equipe de Educação para o Trânsito da autarquia vai estar, na tarde de segunda-feira (21), no Centro Educacional Pintando o Sete (Mangabeira); na manhã de terça-feira (22), na Escola Municipal Frei Albino (Bessa) com o ‘Ônibus Legal’, e à tarde, na Escola Municipal Monteiro Lobato (Costa e Silva).

Na quarta-feira (23) pela manhã, a STTrans fará ações conjuntas com a Secretaria de Saúde do município na Unidade de Saúde da Família do Bairro dos Novaes. As crianças terão a oportunidade de participar de oficinas educativas com pinturas, desenhos, trabalhos com argila e outras atividades lúdicas com temas relativos à segurança no trânsito.

A equipe de educação da STTrans volta às escolas na quinta-feira (24). Pela manhã e à tarde, estará na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Manaíra) com o ‘Ônibus Legal’. No turno da noite, as atividades serão realizadas a partir das 19h na Escola Municipal Monteiro Lobato (Costa e Silva). Por ser um público de adolescentes e adultos, os alunos assistirão a uma palestra sobre educação para o trânsito.

A Semana do Trânsito vai ser encerrada na sexta-feira (25) com ações a partir das 8h na Estação Ciência (Altiplano Cabo Branco). As atividades serão realizadas em conjunto pela equipe de educação da STTrans com os monitores das oficinas culturais da Estação Ciência. Os alunos de escolas públicas e privadas presentes ao evento irão participar de diversas brincadeiras voltadas à aprendizagem de normas de segurança no trânsito e no desenvolvimento do senso de cidadania.

O objetivo é que essas crianças sejam agentes multiplicadores em casa, com seus pais e familiares, e com seus amiguinhos no dia-a-dia. “A boa semente plantada hoje na mente das crianças trará bons frutos nesses futuros cidadãos, que em breve estarão nas ruas como condutores e pedestres mais conscientes da maneira certa de agir no trânsito”. Afirmou Teresa Madruga, coordenadora de Educação para o Trânsito da STTrans.