Ações preventivas da Defesa Civil evitam transtornos durante o período de chuvas

Por - em 62

Limpeza de rios, galerias e monitoramentos de barreiras são algumas das principais ações que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), realiza para minimizar os impactos do período chuvoso, previsto já para este mês de maio. As medidas são preventivas e são realizadas diariamente para que a população não sofra prejuízos com as chuvas.

De acordo com o coordenador da Comdec, Francisco Noé Estrela, já são quatro meses de atividades preventivas que garantirão a segurança da população. “As ações que temos desenvolvido na cidade já apresentaram resultados em outras áreas que foram implementadas. Nosso foco é minimizar qualquer dano que as chuvas possam trazer”, revelou.

Uma das ações que tem concentrado esforço das equipes da Comdec é a limpeza dos rios da capital. No bairro São José, que é cortado pelo Rio Jaguaribe, agentes da Comdec têm concentrado esforços para limpar o rio e evitar que tanto vegetação, quanto dejetos jogados pela população contribuam para a cheia do rio.

O bairro São José é uma área de alagamentos. Além da vegetação, que contribui para que o rio transborde, o lixo despejado pela população também agrava a situação. Segundo Francisco Noé Estrela, é comum que os agentes da Comdec encontrem lixos como eletrodomésticos e até móveis dentro do rio.

Limpeza – Para impedir que diversos pontos de João Pessoa sofram efeitos danosos da chuva, a Comdec também realiza o trabalho de limpeza de galerias. O trabalho constante já percorreu diversos bairros da cidade, dentre os eles o Bairro dos Novais e Valentina Figueiredo.

As áreas de risco, como a Comunidade do Timbó, também têm sido constantemente monitoradas para evitar surpresas. Famílias já foram relocadas e algumas casas já foram demolidas. No entanto, Francisco Noé Estrela disse que o cadastro de famílias da área continua e que novas interdições poderão acontecer.

Sem ocorrências – O trabalho de prevenção da Comdec tem dado resultado e nenhuma chamada referente à chuva foi registrada nos últimos dias. Para qualquer emergência, o telefone da Defesa Civil está disponível 24 horas todos os dias da semana. A população pode acioná-la através do número 08002859020. A chamada é gratuita.