Ações reduzem em quase 90% os casos de dengue na Capital

Por - em 35

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registra uma redução de 89,76% nos casos de dengue notificados e confirmados em João Pessoa. O percentual consta do Boletim Informativo da Dengue divulgado nesta terça-feira (17), em que o órgão faz uma comparação entre as primeiras dez semanas epidemiológicas de 2008 e 2009: ano passado, foram confirmados 127 casos da doença, enquanto que no mesmo período deste ano eles não passaram dos 13.

Como forma de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), a SMS está realizando ações diárias de prevenção e combate. Essas ações têm como resultado natural a diminuição dos casos da doença notificados e confirmados em João Pessoa.

A diretora de Vigilância à Saúde, Julia Vaz, explica que nas primeiras dez semanas epidemiológicas de 2009, de 4 de janeiro a 14 de março, houve o registro de 33 casos suspeitos de dengue. “Desses, só 13 foram confirmados. Ainda coletamos amostras de material biológico para sorologia em 17 casos que apresentavam os sintomas clínicos da dengue clássica. No entanto, apenas quatro deles se confirmaram”, afirmou.

Os 13 casos confirmados da doença foram registrados em nove bairros diferentes. O bairro com maior concentração foi Mangabeira, com quatro casos, seguido do Jardim 13 de Maio, com dois casos. Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Geisel, José Américo, Mandacaru, Castelo Branco e Tambaú apresentaram um caso cada. Este ano, a SMS ainda não confirmou nenhum caso de dengue hemorrágica na Capital.

Atividades da Semana

Dia 18 – Palestra sobre Dengue – Colégio Evolução – Miramar
Das 8h às 12h e das 14h às 18h
– Reunião com as Unidades de Saúde da Família Grotão I, II e III para mobilização contra a Dengue. Ás 14h

Dia 19 – Mobilização da Sociedade sobre a Dengue – Unidade da Família de Cuia – Às 8h.

Dia 20 – Mobilização da Sociedade sobre a Dengue – Unidade Saúde da Família do Rangel – Espaço Saúde. Às 8h.
– Exposição do Aedes – Filmes e Panfletagem – Na Feira de Animais Servi Granja – das 14h às 16h.

Dia 24 – Unidade Básica de Saúde Mandacaru – Exposição do Aedes aegypti, apresentação do ‘Baticumlata’ (grupo de percussão da Emlur) – Panfletagem e limpeza dos locais críticos na região. Às 8h.

Diariamente, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ainda atividades como busca ativa de focos de Aedes e fumacê em pontos estratégicos; atendimento de denúncias; inspeção de imóveis e instalação de armadilhas e coleta de ovos.