Adeildo Vieira e Coral da Gazzi de Sá se apresentam na Estação nesta sexta

Por - em 92

O músico Adeildo Vieira e o Coral da Universidade Federal da Paraíba – Gazzi de Sá, se apresentam na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes na próxima sexta-feira (27), às 18h30, no auditório. A entrada é aberta ao público. O show está inserido na programação de aniversário de quatro anos da Estação Cabo Branco.

As apresentações estão divididas em duas partes. Primeiro, se apresenta o músico Adeildo Vieira, acompanhado por sua banda; em seguida, o Coral Universitário Gazzi de Sá, com o espetáculo “Um novo pierrot”. O espetáculo é uma homenagem ao compositor e cantor paraibano Adeildo Vieira.

O coral, composto por 45 vozes e cinco músicos convidados, vai unir música aos movimentos cênicos, dirigidos pela teatróloga Eleonora Montenegro, com arranjos do maestro Tom K e técnica vocal Ana Catarina Coelho. O coral conta também com a participação dos músicos Rudá (baixo) e Uanã Barreto (teclado), filhos de Adeildo; Gilson Machado (bateria); Vinícius Lucena (violão); Bianca Nóbrega (flauta); Rucker Bezerra (violino) e participação especial do músico Adeildo Vieira.

De acordo com o maestro Eduardo Nóbrega, a proposta do grupo é priorizar os artistas locais, e Adeildo Vieira é uma expressão nata da música paraibana. Segundo ele, quando resolveram homenagear Adeildo, foi pedido ao compositor que selecionasse cinco peças de sua autoria. Em seguida, Tom K fez o arranjo e Eleonora deu uma roupagem cênica às composições. Este mesmo espetáculo encerrou o IX Festival Paraibano de Coros e fez parte do II Festcoros Bahia, Salvador.

Coral – Criado em 1963 e denominado Gazzi de Sá a partir de 1983, o Coral Universitário da Paraíba foi dirigido sucessivamente pelos maestros: Arlindo Teixeira, Clovis Pereira, Pedro Santos, José Alberto Kaplan, Eli-Eri Moura, Tom K e Carlos Anísio. Desde 2004, está sob a regência do maestro Eduardo Nóbrega.

O trabalho do grupo busca a integração entre música e teatro, priorizando os autores paraibanos, com arranjos do coordenador musical, Antônio Carlos Batista Pinto Coelho (Tom K). A direção cênica está a cargo da teatróloga Eleonora Montenegro, e a técnica vocal, da professora Ana Catarina Pinto Coelho. A correpetição é do professor do Almir Cavalcanti.

Ao longo de sua trajetória, o coral participou de importantes festivais no Brasil e no exterior, realizando apresentações nos Estados Unidos e Europa. Em 2007, recebeu voto de aplauso da Assembleia Legislativa da Paraíba pelo trabalho realizado em festivais nacionais e internacionais, elevando o nome da Paraíba.

Adeildo Vieira – O cantor e compositor itabaianense possui longa carreira na música. Em 1983, entrou para o Musiclube da Paraíba, onde permaneceu até 2002, além de ter participado de vários festivais. Também foi fundador do grupo Mama Jazz. Este ano, Adeildo Vieira lançou seu mais novo CD, intitulado “Há braços amigos”.

Serviço:

Espetáculo teatro e canto “Um novo pierrot”

Coral Gazzi de Sá (UFPB)

Sexta-feira (27)

Hora: 18h30

Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

Twitter: @estacaocb

Ficha técnica:

Música – Adeildo Vieira

Arranjo – Tom K

Coral Universitário.

Maestro: Eduardo Nóbrega

Coordenador Musical; Tom K

Direção Cênica – Eleonora Montenegro.

Tec. Vocal – Ana Catarina.