Adolescentes do Projovem brincam carnaval na quarta-feira de fogo

Por - em 36

A quarta-feira de fogo começou ainda mais animada para os meninos e meninas do ProJovem Adolescente, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Durante toda a manhã, mais de 500 adolescentes usuários do programa brincaram o carnaval no ginásio do Esporte Clube Cabo Branco, ao som da Orquestra de Frevo Tambaú.

Segundo a coordenadora do ProJovem Adolescente, Annaclara Nunes, esta foi a primeira grande atividade do ano, após o início das aulas no dia 1º de fevereiro. “A proposta foi de integrar os jovens dos 53 coletivos do programa. A participação deles e a animação superaram todas as nossas expectativas. Todos se divertiram e brincaram o carnaval sem nenhum problema”.

O Projovem Adolescente é um serviço socioeducativo destinado a jovens em situação de vulneralibilidade social, com idades de 15 a 17 anos. Implantado em 2008 pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Programa tem como objetivo fortalecer a convivência familiar e comunitária de seus usuários.

A coordenadora explica que o intuito é despertar nestes jovens suas potencialidades, através de oficinas e encontros socioeducativos. “Entre as principais atividades programadas para este ano estão visitas a pontos turísticos da cidade como inserção cultural; eventos temáticos; ações comunitárias em parceria com outras secretarias; inclusão digital; oficinas de esporte e lazer, e formação técnica geral para o mercado de trabalho”.

Em João Pessoa, o ProJovem Adolescente atua desde 2008 em oito bairros referenciados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). São eles: Cristo, Cruz das Armas, Valentina, Gramame, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Mandacaru e São José. Quem quiser participar do programa ainda pode se inscrever. Basta procurar um dos CRAS, Centro de Referência de Cidadania (CRC) ou Centros de Referência de Juventude (CRJ) destes oito bairros e realizar a inscrição, que é totalmente gratuita.