Adolescentes são atendidos em nova sede do Centro de Formação

Por - em 18

Salas específicas para o ensino de arte, música, grafitagem, pintura e Hip hop. Esses são alguns dos espaços e oficinas que fazem parte da nova sede do Centro de Formação Margarida Pereira da Silva, inaugurada na manhã desta terça (11), pelo prefeito Luciano Agra no bairro do Róger. A unidade, mais ampla e reformada, vai receber crianças e adolescentes das Casas de Acolhida da Prefeitura Municipal de João Pessoa para prática de atividades esportivas, ludo-pedagógicas, culturais e também de escolarização. Os investimentos da PMJP com o novo espaço foram de recursos próprios no valor R$ 70 mil.

“Temos um compromisso de mudar e de transformar a cidade de João Pessoa para melhor. Já fizemos muito para reduzir as desigualdades sociais que ainda existem no nosso município e vamos continuar fazendo. Ampliar a atuação da nossa política de desenvolvimento social é uma das prioridades máximas na nossa gestão. Os primeiros passos já estão sendo dados e toda uma ação de intersetoralidade por parte das nossas secretarias também já existe. O que queremos agora é avançar e trabalhar ainda mais para fortalecer essa área do nosso governo”, disse o prefeito Luciano Agra durante a inauguração da nova sede.

A unidade, que vai receber diariamente jovens e adolescentes, também atenderá em dois dias da semana pessoas adultas, agora possui salas para reforço escolar, refeitório, cozinha, dispensa, banheiros, área de serviço, uma Estação Digital e anfiteatro. Todo o trabalho desenvolvido principalmente com os adolescentes está sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Os técnicos estão à frente do projeto de desenvolvimento pedagógico; que envolvem ainda a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que desenvolverá atividades culturais; e a Secretaria de Saúde, que vai fazer atendimento na Rede de Atenção Básica.

“Agora contamos com uma nova unidade, adquirida com recursos próprios e com um ambiente mais amplo e ideal para recebermos esses jovens que hoje estão em nossas casas de acolhida”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira.

A nova sede fica localizada na rua Sizenando Costa, número 57, ao lado da entrada do Parque Arruda Câmara (Bica) e faz parte do Sistema de Acolhida e Atenção Integral à Crianças e Adolescentes em Situação de Risco do governo municipal. O sistema é composto também pelas Casas de Acolhida (Masculina, Feminina e Adultos), Casa de Passagem, Casas Lares Manaíra e Morada do Betinho, Programa Ruartes e o Circo Escola.

Estiveram presentes na inauguração, secretários do município, técnicos da Sedes, educadores, adolescentes e jovens acolhidos, autoridades e o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Bruno Farias. A solenidade de inauguração do local também contou com a apresentação do grupo de percussão formado por meninos e meninas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).