Advogado Edísio Souto é o novo secretário de Finanças da PMJP

Por - em 42

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) anunciou, agora há pouco, o nome do advogado José Edísio Souto, 53 anos, como o novo secretário de Finanças de João Pessoa, em substituição a Gervásio Maia, falecido recentemente. A solenidade de posse ocorrerá nesta sexta-feira, dia 19, às 11h00, no Paço Municipal.

O novo secretário
– José Edísio Simões Souto é natural de Óbidos, Estado da Pará. Embora de família paraibana, chegou ao Estado em 1968, onde reside até hoje, primeiro em Campina Grande e desde 1973, em João Pessoa. É casado com Marilza Souto, arquiteta, e tem dois filhos, Edísio Neto e Felipe, ambos advogados.

É engenheiro civil, formado no Centro de Tecnologia da UFPB em dezembro de 1976, e bacharel em Direito, tendo colado grau também na Universidade Federal da Paraíba em julho de 1988. Naquele mesmo ano, fez o exame de ordem e se inscreveu na Ordem dos Advogados do Brasil, sendo advogado militante até hoje, com ênfase no direito eleitoral, imobiliário, civil e trabalhista.

Na condição de advogado, foi conselheiro seccional da OAB-PB por dois mandatos e está no seu terceiro mandato de conselheiro federal, embora hoje licenciado. Na OAB Federal, foi secretário geral da Comissão Nacional de Direitos Humanos, tendo sido, também, o seu presidente, entre 2004 e 2006.

É professor universitário, lecionando a disciplina Direito Eleitoral, no Centro Universitário de João Pessoa, e também na Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça da Paraíba. Foi diretor executivo do Promoexport-PB – Núcleo de Promoção de Exportações da Paraíba – e foi também diretor de administração do Departamento de Estradas de Rodagens da Paraíba.

Foi assessor dos ex-ministros Ângelo Calmon de Sá e Camilo Pena, os dois no Ministério da Indústria e do Comércio, e do paraibano Maílson da Nóbrega, no Ministério da Fazenda. Foi, também, Juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, na classe dos advogados, por dois mandatos, entre 1995 e 1999.